Publicidade

Colégio Zenilda Fernandes realiza evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra

Nesse dia 20 de novembro o Colégio Estadual Zenilda Fernandes realizou o projeto "O despertar para a Consciência Negra" sob a orientação da professora Jaiane Almeida da disciplina Geografia. 
O projeto teve a culminância no dia nacional da Consciência Negra que é celebrado em 20 de novembro, dia que foi atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava 
contra a escravidão.
O Projeto incluiu estandes temáticos que tratou sobre o preconceito racial com o tema "Vista minha pele" que mostrou como o preconceito ainda é latente na sociedade e como os negros foram e ainda são vítimas fatais do preconceito.
O de "Empoderamento" que desconstruiu a ideia de que o lugar do negro é na senzala, nos subempregos. Esse estande evidenciou que o lugar do negro é onde ele quiser e que a beleza negra deve ser valorizada pois essa é a nossa origem. O estande " Terreiro de Mãe Minininha e Tabuleiro da Dadá" mostrou as religiões de matrizes africanas focando principalmente o candomblé. 
Esse estande buscou desmistificar o preconceito em torno dessa religião por ser um tema que não é discutido e que também sofre bastante preconceito pela perpetuação de discursos negativos, sendo uma oportunidade de trazer essas informações e evidenciar que é uma religião acolhedora e que o orixá é amor. 
E o estande "Caldeirão Cultural" que trouxe os negros de destaque e suas contribuições no Esporte, Ciência, Política, Música, Dança, Arte e Literatura, possibilitou o conhecimento da importante participação dos negros no desenvolvimento do conhecimento nas diversas áreas.
projeto contou com a participação especial da cantora Taylla Soares que encantou os visitantes com músicas voltadas para a temática do projeto e finalizou com chave de ouro com a apresentação do grupo de dança The Best Dance, ganhadores do Dance no III Encontro Territorial de Arte e Cultura  
Estudantil da Bacia do Jacuípe em Ipirá, com dança afro contemporânea, que causou uma euforia na plateia.

"O projeto surgiu da necessidade de discutir sobre a história dos negros e de despertar nos alunos o interesse por uma temática extremamente importante, porém, ainda pouco trabalhada nas escolas.
 O objetivo foi sensibilizar os alunos e a comunidade sobre a importância da tolerância e do respeito às diversidades e formar gerações mais humanas. Foi uma forma de incentivar a busca do conhecimento e ao mesmo tempo refletir sobre os desafios enfrentados pelos negros para conquistar um espaço que é seu por direito",

Vejam todas as fotos:














































































a













da redação do VR14: fotos Joyres lima, redação professor Jaiane.  

Colégio Zenilda Fernandes realiza evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra Colégio Zenilda Fernandes realiza evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra Reviewed by Aelson fotos on 16:41 Rating: 5

Nenhum comentário