Publicidade

Criança de 9 anos morre vítima de afogamento na zona rural de Quijingue. Defesa Civil reconhece situação de emergência no município

A zona rural está devastada após as fortes chuvas que deixaram o município ilhado no último fim de semana

Morreu na tarde da última quinta-feira, 1º, vítima de afogamento a garotinha Laís de Jesus Anunciação, 9 anos, fato ocorrido no Povoado Monte Cruzeiro, município de Quijingue no território do sisal, porém a menor residia com os pais no povoado Lagoa da Barra que ficam próximos um do outro.

 

Segundo o Calila Notícias apurou Laís foi encontrada dentro de um poço ppor volta das 14h30 e resgatada pelo pai Arilton Jesus Santana, mas ela não apresenfava os sinais vitais. Não tivemos a informação se o afogamento tem relação direta com a enchente no último fim de semana que deixou a sede e muitas comunidades rurais ilhadas após o temporal que registrou 300 milimetros de chuva chegando a levar uma parte do asfalto colado com a ponte sobre o Rio Quijingue.

 

O Povoado Lagoa da Barra está sem acesso por causa de danos na ponte.

 

Cerâmica ficou destruída por conta da cheia do rio Quijingue

 

O forte temporal causou muito prejuízo no município ao município de Quijingue, tanto ao poder público quanto ao setor privado, é o caso de Hélio proprietário de uma cerâmica de argila que perdeu tudo com a passagem da fonte correnteza. Segundo ele praticamente estava começanco ‘engrenar’ o negócio e de repente perdeu tudo.

” A gente ainda tem forças para continuar, condições financeiras é que não temos. Estamos sem chão, a agua passou arrassando tudo por dentro, danificou motores e realmente precisamos recomeçar”, falou o microempreendedor ao Calila Notícias.

 

Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência

 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Quijingue, na Bahia, e em Cunha Porã, em Santa Catarina. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (31).

 

A cidade baiana foi castigada por fortes chuvas. Já o município catarinense obteve o reconhecimento em decorrência de tornados.

 

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

 

 Fonte: CN

 

 

 

 

Criança de 9 anos morre vítima de afogamento na zona rural de Quijingue. Defesa Civil reconhece situação de emergência no município Criança de 9 anos morre vítima de afogamento na zona rural de Quijingue. Defesa Civil reconhece situação de emergência no município Reviewed by Aelson fotos on 14:32 Rating: 5

Nenhum comentário