Publicidade

Inconformados com derrota, eleitores vão ao Fórum de Coité reclamar de ‘supostas’ irregularidades em urnas eletrônicas

Muitos eleitores disseram que algumas urnas eletrônicas apresentaram problemas que prejudicaram o candidato Vertinho 
Centenas de pessoas se reuniram desde o meio da tarde desta segunda-feira, 03, em frente ao Fórum Durval da Silva Pinto, para reclamar de ‘supostas’ falhas nas urnas eletrônicas durante as eleições do último domingo (2).

Segundo informações, tudo começou quando alguém lamentou a derrota do candidato Vertinho nas urnas do Bairro Açudinho, principal reduto político do grupo e teria chamado os eleitores do bairro de ‘fracos’. “Ai o pessoal começou a mobilizar e convocar as pessoas nas redes sociais para irem até o fórum, pois, alegaram que podia ter acontecido algo de errado somente quando o voto era para Vertinho. Tinha gente falando que digitava o número de Vertinho e não aparecia a foto, então resolveram ir ao fórum buscar explicação”, contou uma mulher que preferiu não se identificar.
A partir da chegada de um grupo do Açudinho, foi aumentando com pessoas de outros bairros e do centro da cidade,  e a lamentação era a mesma, “que teve irregularidade nas eleições e que Vertinho jamais perderia a disputa”.

O momento ficou mais tenso quando alguns carros que prestaram serviço a Justiça eleitoral  se preparavam para sair e foram impedidos pelos manifestantes e quando saíram as pessoas davam murro e chutavam, chegou à primeira viatura e mesmo assim a multidão não aceitava sair da frente, naquela altura, eles já comentavam que tinham autoridades dentro do fórum e que só saíam de lá com uma explicação sobre as “supostas irregularidades das urnas”.
Eles afirmavam a todo instante que havia um desembargador em reunião com o juiz e Vertinho e que a Polícia Federal estava vindo para tratar do assunto, e também exigiam o ‘segundo turno’ em Coité. Outras pessoas lamentaram a quantidade de abstenção na eleição (aproximadamente 6 mil pessoas) , que o candidato que votaram jamais perderia para Assis na sede, enfim, muita gente com queixas diversas.

A pedido do juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Doutor Gerivaldo Neiva, o advogado Enrico Araújo, ligado a coligação A Voz do Povo que foi encabeçada por Vertinho e Renato esteve na frente do fórum e pediu para que as pessoas fossem para casa, que não havia ninguém no fórum conforme foi divulgado e que qualquer situação o jurídico da coligação resolverá posteriormente, mas os manifestantes não aceitaram e permaneceram no local.
 Uma serventuária da justiça que a todo momento dizia que não tinha ninguém no fórum a não ser ela e mais duas pessoas, teria pedido a Policia para levá-la até sua casa por não está se sentindo bem.Com a saída da viatura ficou apenas quatro guardas municipais e um segurança do fórum tentando controlar os ânimos dos manifestantes que seguravam e balançavam a grade. Se sentido ameaçado, o segurança fez um disparo para cima para tentar dispersar a multidão, mas não resolveu, um grupo derrubou a grade e ocupou o espaço, momento que o segurança saiu a pé, dezenas de pessoas o acompanharam, mas não teve mais nenhum incidente.
O ultimo episódio já estava às escuras, quando um grupo resolveu pegar pneus e galhos de árvores e colocaram fogo no cruzamento da rua principal que liga o centro da cidade a Ciretran. O policiamento foi reforçado com a chegada de quatro guarnições.

Juiz negou qualquer irregularidade na votação e lamentou o mau uso do Facebook

O juiz deu entrevista a uma emissora de rádio da cidade para informar a população de Coité que “hoje a tarde circulou um boato a respeito de novas eleições, de anulação da eleição, que haveria segundo turno.Eu gostaria de advertir a todos que isso não passa de um boato de redes sociais, as eleições de Conceição do Coité ocorreram dentro da maior normalidade, sem nenhum recurso, sem nenhum problema. Peço a população que tenha calma, alguns problemas os advogados devem resolver dentro de justiça, não através de atos de violência e vandalismo. Coité é uma cidade pacifica, de pessoas que respeitam a lei e é assim que tem que ser, e repito, algum problema se resolve na justiça”, afirmou o juiz.

O magistrado também usou sua página do Facebook

“Esclareço a todos que a eleição em Coité se encerra no primeiro turno, pois temos perto de 50 mil eleitores e o segundo turno só é previsto para municípios com mais de 200 mil eleitores. Depois, as eleições em Conceição do Coité ocorreram na mais absoluta normalidade, as urnas eletrônicas funcionaram sem problemas e o resultado da eleição espelhou a vontade dos eleitores.

Lamentável que o Facebook sirva para atos de tamanha irresponsabilidade, que serão devidamente apurados pela polícia e os culpados serão punidos na medida de suas responsabilidades.

Por fim, peço calma e serenidade a todos e deixo meu compromisso de que todos os problemas levados à justiça eleitoral serão prontamente analisados.

Redação CN




Inconformados com derrota, eleitores vão ao Fórum de Coité reclamar de ‘supostas’ irregularidades em urnas eletrônicas Inconformados com derrota, eleitores vão ao Fórum de Coité reclamar de ‘supostas’ irregularidades em urnas eletrônicas Reviewed by Aelson fotos on 08:19 Rating: 5

Nenhum comentário