Publicidade

Taxa de isolamento social em Coité é uma das mais baixas do Estado

O município mesmo quando tinha comercio fechado já apresentava os piores índices, após o período eleitoral pior ficou

Nos primeiros quatro, cinco meses de pandemia o Calila Noticias acompanhou o mapa da In Loco que mostra diariamente em uma página da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) o índice de isolamento social dos 417 municípios do Estado da Bahia, e Conceição do Coité sempre apareceu entre as piores taxas de isolamento social, inclusive no período de fechamento do comércio, igrejas, bares, a não permissão de atividades esportivas, feiras livres entre outras medidas tomadas pelo município para evitar a propagação do novo Coronavírus.

 

Imagine que o índice de isolamento social exigido pelos órgãos de saúde é de 70% acima, mas nenhum município alcançou esta taxa, passou se ‘comemorar’ quando atingia os 50% acima. Coité o máximo que conseguiu foi algo em torno de 44%, porém com a flexibilização chegar a 44% é algo quase que impossível, primeiro que a maioria das medidas restritivas já deixaram de existir, exceto as aulas que não retornaram, mas o que realmente tem contribuído para queda na taxa de isolamento é o movimento de pessoas nos eventos políticos.


Conforme o mapa, Coité aparece entre os oito piores índices de isolamento social publicado nesta quinta, mas o dia referente é quarta-feira, 14. Apenas 29%, os outros com taxa muito baixa são Lamarão 25%, Ponto Novo 29,6%, São Félix 28,9%, Rafael Jambeiro 28,2%, Almadina 28,9%, Presidente Jânio Quadros 22,9%, Bonito 29,5%. 
 

Ainda de acordo com os dados da In Loco, Rodelas (verde mais escuro na parte superior do mapa) teve o melhor índice com 60,7%.

 

Como é medido o índice de isolamento social?

 

Talvez você não tenha reparado que o celular que carrega o tempo todo tem embutido um GPS (Sistema Global de Posicionamento, da sigla em inglês), que serve para te ajudar a saber onde está num mapa, qual caminho tomar quando está perdido, se deve virar à esquerda ou quanto falta para chegar a um destino, onde está o seu celular perdido/roubado ou qual o nome do estabelecimento onde está para colocar na descrição de uma foto no Instagram. O uso da chamada tecnologia de geolocalização, que permite a troca constante de informações entre seu aparelho e um satélite, costuma passar batido no nosso dia a dia, mas agora aparece um outro lado —muito assustador e também muito útil.

 

Empresas como a Google, dona de aplicativos como o Google Maps, o Waze e o Google Fotos, e o Facebook, dono de WhatsApp e Instagram, armazenam seus deslocamentos. Além de abastecer um histórico dos seus trajetos ou locais visitados, esses dados agora serão usados para criar índices (nacionais e por estado) do comprometimento com o isolamento social, medida defendida pelas autoridades sanitária para evitar a rápida propagação de covid-19.

 

 Fonte: CN

 

 

Taxa de isolamento social em Coité é uma das mais baixas do Estado Taxa de isolamento social em Coité é uma das mais baixas do Estado Reviewed by Aelson fotos on 06:22 Rating: 5

Nenhum comentário