Publicidade

Caps e Samu de Mairi promovem treinamento sobre abordagem com pacientes psiquiátricos

Preparado para atender urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também socorre pessoas em situações de surtos ou transtornos psiquiátricos, embora muitos desconheçam essa informação.

Por conta disso, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mairi, promoveu na última sexta-feira (24), um treinamento com a equipe do Samu para tratar desse assunto. A capacitação foi feita com o médico psiquiatra do Caps, Vinícius Pedreira, que esclareceu sobre como deve ser o atendimento com o paciente psiquiátrico.

“Um paciente em crise que o Samu atenda não deve ser levado para o Caps. Mesmo que um paciente no Caps seja requisitado pelo Samu, ele deve ser direcionado para o hospital.

O Caps pode dar apoio quando requisitado, mas nunca em emergência. O paciente deve ser levado para a unidade hospitalar, porque é lá que tem toda a estrutura, condições físicas e estruturais para contenção de um paciente com transtornos psiquiátricos”, alertou Vinícius Pedreira.

O treinamento contou com a participação da Secretária de Saúde, Sílvia Ferreira, da enfermeira e coordenadora do Caps, Soellyn Cândido, do Coordenador do SAMU/Mairi, enfermeiro Danilo Almeida, e demais componentes da equipe do Samu.

No dia 23, quinta-feira, houve uma reunião com a equipe do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães (HDLEM), para tratar do mesmo assunto, além de estabelecer um fluxo para os usuários da rede de saúde mental do município.

Estiveram presentes na reunião, representantes do HDLEM, como a coordenadora administrativa Daiane, a diretora médica, doutora Alice Kaim, a coordenadora de enfermagem, Renailda Silva, e o farmacêutico, Jerffeson Rios. Representando o município, estiveram: a enfermeira Soellyn Cândido, a Coordenadora da Atenção Básica do município, Mythelle Cruz e o médico Vinicius Pedreira, Psiquiatra do Caps.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br







Caps e Samu de Mairi promovem treinamento sobre abordagem com pacientes psiquiátricos Caps e Samu de Mairi promovem treinamento sobre abordagem com pacientes psiquiátricos Reviewed by Aelson fotos on 14:37 Rating: 5

Nenhum comentário