Publicidade

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é discutido com Consórcios em Assembleia da FecBahia

O presidente do Consórcio Jacuípe, Dr Nei, juntamente com o Secretário executivo do Consórcio, Erivan Santos e com o coordenador de infraestrutura, Jackson Almeida, estiveram representando o Consórcio Jacuípe na Assembleia Extraordinária promovida pela Federação de Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia), na última sexta-feira (08), na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Chapada Forte, no município de Andaraí.

A assembleia foi presidida pelo presidente FecBahia, Dr Nei, e contou com a presença do diretor presidente da CAR/SDR, Wilson Dias, do coordenador de Agroindústria da CAR/SDR, Wanderley Gomes, do diretor da ADAB, Maurício Bacela, e dos representantes dos Consórcios Públicos. 
Durante a assembleia os Consórcios Públicos tiveram um tempo para fazer apresentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e na oportunidade o secretário executivo do consórcio Jacuípe, Erivan Santos, fez uma apresentação sobre o andamento SIM no Território Bacia do Jacuípe.
O diretor presidente da CAR/SDR, Wilson Dias, realizou uma apresentação sobre as ações e projetos do Governo do Estado, que estão impulsionando o desenvolvimento rural dos municípios baianos. Entre as iniciativas apresentadas está a avaliação dos convênios firmados entre a CAR/SDR e os Consórcios Públicos, para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma certificação estratégica que ajuda a impulsionar a agricultura familiar e a economia local. 

“Essa foi a oportunidade de fazer um balanço do conjunto das ações da SDR/CAR com os consórcios públicos, como a da implantação dos Serviços de Inspeção Municipal, de observar os avanços já alcançados e o que ainda devemos fazer no ciclo de 2020 a 2022.” destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.

O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. Com uma produção certificada é possível alcançar o mercado atacadista e varejista.

Hoje, a CAR possui 10 convênios ativos com consórcios e mais R$1,8 milhão já investidos na instalação e desenvolvimento do SIM. Claudinei Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre e presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e da Fecbahia, enfatizou que o convênio de implantação do SIM é um dos mais importantes dos Consórcios: ‘’ As Assembleias Itinerantes da FEC é mais uma ação desenvolvida para aproximar os Consórcios Públicos da FECBahia, é mais um espaço de fortalecimento e discussão sobre os projetos executados via Consórcios. Nesta primeira, além da explanação das ações da FEC ainda recebemos Wilson Dias, Diretor-Presidente da CAR, para fazer um panorama das ações e projetos do Governo do Estado, que estão contribuindo com o desenvolvimento dos território, a exemplo do Serviço de Inspeção Municipal - SIM, hoje executado via Consórcios, que permitirá estruturar cadeias produtivas de cada território, organizar a construção de agroindústrias familiares e fazer com que a produção rural saia da clandestinidade e da ilegalidade, gerando benefícios para a economia do município e para quem produz’’, comentou o Presidente da FECBahia.
Durante o evento foi apresentado o Portal Sim (carweb.ba.gov.br/portalsim) uma plataforma criada pela CAR/SDR, que funciona de maneira colaborativa, onde é possível aprofundar os conhecimentos relacionados ao SIM: “Neste ambiente é possível ter acesso a plantas referenciais apropriadas ao SIM, das diversas cadeias produtivas, aves, leite, mel, carnes, embutidos e outras”, informou Wanderley Gomes, coordenador de Agroindústria da CAR/SDR.

Após a assembleia foi feita uma visita a obra do abatedouro da chapada, no município de Andaraí, com a finalidade de conhecer a estrutura física que terá o abatedouro e pegar como exemplo para os Consórcios.

 


Informações- SDR.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é discutido com Consórcios em Assembleia da FecBahia Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é discutido com Consórcios em Assembleia da FecBahia Reviewed by Aelson fotos on 15:38 Rating: 5

Nenhum comentário