Publicidade

Estrada pavimentada é entregue no município de Mairi

O centro-norte da Bahia é o foco da agenda do governador Rui Costa, durante toda esta quarta-feira (9). O gestor iniciou as atividades pelo município de Mairi, no período da manhã, beneficiando os segmentos de saúde, infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar. Pela tarde, Rui seguirá para Capim Grosso, onde autoriza a realização de novos serviços, entre outras ações, no município, que comemora 33 anos de emancipação política.

No primeiro momento da agenda, o governador autorizou o início das obras para a construção do sistema adutor de interligação das águas da barragem de Ponto Novo à barragem de Pedras Altas. A adutora de água bruta irá contar com 43,5 quilômetros de extensão, alcançando aproximadamente 200 mil pessoas de 24 municípios da região, sendo Mairi um deles. A obra contará com um investimento de R$ 25,9 milhões. 

"Essa região em que Mairi está localizada é uma das mais frágeis do ponto de vista de abastecimento de água, pois não tem um manancial perene. Mas nossa prioridade é buscar alternativas, por isso esse investimento nessa obra inovadora, que é a ligação entre duas barragens, a de Ponto Novo e de Pedras Altas. Quando estiver sobrando água em uma das duas, será bombeada para outra, impedindo que falte água para o povo", explicou Rui. 

O secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto, destacou que a cada autorização e entrega de obras, a Bahia avança no acesso à água e, consequentemente, à saúde. “Esta é uma obra que garante, acima de tudo, para a região, a segurança hídrica tão desejada. Mais água e mais saúde, dando continuidade a uma das plataformas mais importantes do governo”, afirmou Cássio.

Estrada

Mais uma estrada recuperada foi entregue para a população. Nesta quarta, foi a vez da Avenida ACM, que foi inaugurada, totalmente pavimentado. A melhoria garante mais rapidez e conforto.

"Eu rodo sempre por esse trecho. Passei antes da reforma e estou trafegando por aqui agora. Nem parece a estrada que tinha antes. Vim de Itaberaba até Mairi e não vi um buraco. Dá pra ver que o governo de hoje se preocupa com o condutor, com o motorista", avaliou Roberto Almeida.

Agricultura Familiar

Ainda no município de Mairi, Rui Costa liberou o edital para a construção do novo Mercado Municipal, com uma área coberta de quase dois mil metros quadrados. A estrutura será composta por 51 boxes, duas lojas, depósitos, sanitários, área coberta destinada para feira livre, plataforma para acessibilidade, circulação interna, instalações elétricas e hidrossanitária. Mais de R$ 1 milhão serão aplicados.

Também no campo da agricultura familiar, foram doados 50 mil alevinos de tambaqui a 100 famílias de piscicultores do município. Ainda na ocasião, um total de 1.445 pequenos agricultores receberam, em ato simbólico, certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). "Essa é uma agenda completa, que vai desde a parte de produção de campo até a parte de mercado. Encontramos um território bastante animado, no que se refere à Agricultura Familiar, por conta das chuvas", salientou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Saúde e esporte

Na oportunidade, o governador entregou uma ambulância, que irá servir ao Hospital Estadual Luís Eduardo, e participou da autorização para o início das obras de reforma do Estádio Municipal.

Repórter: Renata Preza


































Estrada pavimentada é entregue no município de Mairi Estrada pavimentada é entregue no município de Mairi Reviewed by Aelson fotos on 10:22 Rating: 5

Nenhum comentário