Publicidade

Conselheiros do Hospital São Lucas concedem cessão de uso do orgão para prefeitura Capela


 
Na noite da quinta-feira (09), foi realizada uma Assembleia Extraordinária com representantes do Poder Municipal, da Diretoria do Hospital São Lucas, da Câmara de Vereadores e dos Funcionários do Hospital para apresentação de mais uma proposta da Prefeitura Municipal para resolver o grande empasse do estabelecimento que já dura mais de 10 meses.

Durante mais de 10 meses a Prefeitura Municipal vem discutindo com os representantes legais da Associação uma solução viável para resolver a situação do Hospital São Lucas, hoje a principal queixa da população capelense. 

Durante esse período, a gestão, juntamente com o setor jurídico do município apresentou diversas propostas, mas de acordo com a Prefeitura algumas não foram aceitas pelos responsáveis, outras juridicamente não eram viáveis para ambos. 

Mas, nos últimos dias, a Prefeitura voltou a discutir com os diretores do Hospital e chegaram a um denominador comum, que terá como resultado o bem-estar da população: dá ao município uma cessão de uso do órgão por 05 anos. O que significa que a Prefeitura ficará responsável pela estrutura física, equipamentos, atenderá aos 26 itens apontados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), o que ocasionou o seu fechamento, e ainda poderá realizar obras de melhorias na estrutura física, dentre outros pontos apontados na minuta que foi apresentada aos conselheiros.

Para o Presidente da Associação, que conduziu a Assembleia, Márcio Welington, esta é a única saída para um patrimônio tão importante para a população capelense, que hoje está fechado e só se degradando.
 
‘‘Precisávamos achar uma saída para solucionar esse problema e achamos, infelizmente ou felizmente é a única que temos! É importante a gente desmitificar a ideia que foi a Prefeitura quem fechou o Hospital, quem fechou o São Lucas foram os 26 itens apontados pelo CREMEB, que precisam antes de qualquer intervenção que se faça na estrutura física do imóvel, serem solucionados. Hoje, se a Prefeitura fosse comprar o Hospital, como era proposta inicial, o valor ainda não seria o suficiente para pagar o passivo trabalhista dos funcionários e as dívidas que a Associação contraiu nesses últimos anos. É importante a gente esclarecer que o Hospital não está sendo doado, nem vendido, está sendo dado uma cessão de uso, com a garantia que ele volte a funcionar o mais breve possível para atender a nossa população. Essa é forma mais viável, quanto mais o imóvel fica fechado mais valor ele perde e quem perde mais é a população. Estamos completamente satisfeitos por chegarmos num acordo, e por unanimidade dos Conselheiros presentes conseguimos dá este importante passo. Agradeço em nome da Associação aos meus colegas conselheiros, por entenderem a dimensão e a urgência deste acordo para o povo de Capela’’, disse o presidente.

O Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Eduardo Soares, que participou da Assembleia reforçou o compromisso da gestão em reabrir o São Lucas.
 
" Estamos nesta luta pela reabertura do Hospital há meses, nosso desejo não é abrir por ego da administração, mas sim pelo povo. Por isso, essa batalha que chegou ao fim hoje não é só uma vitória do Conselho e da Prefeitura, mas principalmente do povo, que lutou com a gente pela permanência de um bem tão importante para o nosso município. O Hospital São Lucas é mais que um imóvel, faz parte da história de Capela e nossa responsabilidade enquanto gestores é preserva-lo e buscarmos investimentos, para que nossa população tenha sempre os melhores serviços ofertados lá. Após fazermos todos os tramites, nosso próximo passo é de fato colocar o Hospital para funcionar, esperamos que o mais breve possível, pois nossa população e nós clamamos por isso, disse Eduardo Soares.

O Prefeito Dr. Nei, que não pôde comparecer a reunião por choque de agendas, externou a sua alegria.

‘’ Nossa comemoração maior será quando de fato reabrirmos aquele Hospital. Como sempre falo, essa questão nunca foi uma questão política, o São Lucas contribuiu com minha formação profissional e humana, reabri-lo é uma obrigação enquanto cidadão capelense que me considero e uma questão social. Agradeço a todos os envolvidos pela sabedoria de enxergar que a população de Capela merece mais, e que essa luta que traçamos juntos sempre foi pelo bem-estar e por uma saúde de mais qualidade para o povo de Capela. Agora é arregaçar as mangas e mãos a massa’’, disse animado o prefeito.

   
          


Fonte: vr14
Conselheiros do Hospital São Lucas concedem cessão de uso do orgão para prefeitura Capela Conselheiros do Hospital São Lucas concedem cessão de uso do orgão para prefeitura Capela Reviewed by Aelson fotos on 15:35 Rating: 5

Nenhum comentário