Publicidade

Presidente do Cidadania, Roberto Freire diz que apoia Lula no 2º turno

No texto, Freire ressalta que a executiva nacional do partido ainda se reunirá nesta terça (4) para deliberar sobre o assunto.
 
O segundo turno será disputado entre Lula (48,4% dos votos válidos no primeiro turno) e o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL (43,2% dos válidos). A votação será no próximo dia 30.
 
No primeiro turno, Cidadania se coligou com MDB, Podemos e PSDB em torno da candidata Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar com 4,16% dos votos válidos.
 
"Contra a descrença de muitos, nossa candidata, Simone Tebet, cumpriu o papel de discutir o Brasil e as soluções para os problemas que afligem os brasileiros: fome, desemprego, inflação alta, estagnação econômica, entre outros", diz a nota divulgada por Freire (leia íntegra abaixo).
 
"Informo ainda que encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12h00, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no 2º turno", afirma Freire.
 
Simone deu prazo a partidos
 
Na noite deste domingo, quando Bolsonaro e Lula já tinham sido confirmados no segundo turno, Simone Tebet fez um pronunciamento breve e disse que não ficará neutra em relação à disputa.
 
A candidata, no entanto, não revelou qual candidato apoiará – e disse que esperaria 48 horas para que os partidos da coligação emitissem seus posicionamentos.
 
"Quero dizer, com todo o respeito, respeito o processo eleitoral, que não terminou agora porque agora é hora de os presidentes dos nossos partidos se posicionarem e se pronunciarem. Eu espero que o façam e o façam rapidamente para que depois eu possa, como candidata à Presidência que fui, nesse momento tão complexo, onde nós temos, sim, que analisar os resultados da urna, para que eu possa me posicionar", afirmou a emedebista.
 
 
Nos próximos dias, a campanha de Lula ao Planalto espera reiniciar os movimentos feitos recentemente de declarações de apoio ao petista.
 
O ex-presidente disputou o primeiro turno em uma coligação com dez partidos (PT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede, PV, Pros, Avante, Agir e Solidariedade), repetindo o recorde de alianças da candidatura de Dilma Rousseff nas eleições 2010. Para reforçar a imagem de uma “frente ampla” contra Bolsonaro, a campanha investiu na atração de políticos e setores que, em outras ocasiões, haviam se posicionado de forma contrária ao PT.
 
Para o primeiro turno, a construção teve início com o anúncio do ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente. Depois, somaram-se à campanha ex-ministros dos governos Itamar Franco, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, artistas, religiosos e intelectuais.
 
A campanha de Jair Bolsonaro também se movimenta por novos apoios. Ainda no domingo, Bolsonaro disse que se reuniria nesta semana com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reeleito em primeiro turno. Felipe d'Avila, que era o candidato do Novo à presidência, ficou em sexto na eleição.
 
Nesta segunda, o PSC – que havia se mantido neutro no primeiro turno – declarou que apoia Jair Bolsonaro na segunda rodada de votação.
 
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por Roberto Freire:
 
Nota oficial
 
Como presidente nacional do Cidadania, saúdo o processo democrático que culminou na ida de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro para o 2º turno das eleições presidenciais, que ocorreram de forma pacífica.
 
Contra a descrença de muitos, nossa candidata, Simone Tebet, cumpriu o papel de discutir o Brasil e as soluções para os problemas que afligem os brasileiros: fome, desemprego, inflação alta, estagnação econômica, entre outros.
 
Simone emerge como uma liderança nacional que terá voz ativa e participação nos processos decisórios que terão desenlace a partir desta terça-feira e se aprofundarão a partir de 31 de outubro de 2022. A Justiça Eleitoral e nossas instituições saem fortalecidas.
 
Informo ainda que encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12h00, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no 2º turno.
 
Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

 

Presidente do Cidadania, Roberto Freire diz que apoia Lula no 2º turno Presidente do Cidadania, Roberto Freire diz que apoia Lula no 2º turno Reviewed by Aelson fotos on 13:11 Rating: 5

Nenhum comentário