Publicidade

População coiteense vai às ruas para acompanhar desfile cívico pelo Dia da Independencia do Brasil

O ato contou com a participação de todas escolas municipais e a Escolinha Menino Jesus que chegou ao 24º de desfile. 
Desfile 7 de setembro - Coité 2016 - Foto- Raimundo Mascarenhas (28)
A tradição do desfile cívico para comemorar o Dia da Pária em Conceição do Coité está de volta. Pelo segundo ano a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promove mais um grande desfile envolvendo praticamente todas as escolas da rede pública municipal com aproximadamente um mil alunos que desfilaram ao ritmo da Banda Marcial Escudeiros de Coité e Fanfarras convidadas.
O desfile teve como tema ” O Povo Constrói a História “. No primeiro bloco o público pode assistir a passagem dos alunos representando a Revoltas Indígenas e Revoltas Escravas.No segundo bloco uma faixa abria a ala com o titulo Ideias Iluministas – Liberdade, Igualdade e Fraternidade.Terceiro bloco – Revoltas Anticoloniais com destaque para Inconfidência Mineira – 1789. Teve também Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates 1789 e Revolução Pernambucana 1817.
O 4º bloco o destaque foi a vinda da Família Real para o Brasil e os benefícios que trouxeram. Os alunos carregavam molduras com fotos do Banco do Brasil, Biblioteca Nacional, implantação das Faculdades de Medicina e de Direito.Vinda da Missão Francesa. Alunos apresentaram também a ala 7 de setembro quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.
Desfile 7 de setembro - Coité 2016 - Foto- Raimundo Mascarenhas (58)
0 5º bloco teve como tema: A luta continua,com os personagens que lutaram no pós independência. Lutas da Independência da Bahia – com destaques para os personagens Joana Angélica e Maria Quitéria; Luta Abolicionistas – Raquel de Queiroz e Duque de Caxias. Lutas na República com destaque para Canudos representado pelo personagem de Antônio Conselheiro; Revolta da Vicina com Osvaldo Cruz, Revolta da Chibata; marinheiro João Cândido e outros;Lutas contra Ditadura Evódio Ducas e Zeferino Carneiro;Lutas pelas Diretas Já – Padre José e Durvalina.
O militar Alexsandro Guimarães que esteve com a família disse que é muito gratificante poder participar de um ato cívico que envolve todo coiteense,”bom se a gente pudesse resgatar outras tradições antigas como essas, as pessoas gostam de atos desse tipo” afirmou Guimarães.

Escolinha Menino Jesus chega ao 24º desfile
Na década dos anos 1980 o desfile em Coité tinha como destaque as escolas estaduais, com destaque para o Colégio Polivalente e Wercelêncio que levavam milhares de estudantes para o desfile e outros milhares de coiteenses para acompanhar o desfile.Nos anos 1990 o destaque ficou por conta das escolinhas infantis, mas com o passar do tempo as escolinhas foram desistindo de desfilar, até que sobrou apenas uma, a Escolinha Menino Jesus que manteve a tradição e por muitos anos, vinho sendo a única alternativa para quem desejava assistir o desfile cívico em Coité, juntamente com a Banda Escudeiros de Coité que se apresentava sem escola, até que nos últimos dois anos a secretaria de Educação do Município resolveu resgatar a tradição.
A Escolinha Menino Jesus este ano trouxe a primavera como tema e segundo a diretora Noelinda chega ao 24º ano consecutivo de desfile e o objetivo é manter a tradição. Ela parabenizou a Secretaria de Educação pela retomada dos desfiles.  

Redação CN 



População coiteense vai às ruas para acompanhar desfile cívico pelo Dia da Independencia do Brasil População coiteense vai às ruas para acompanhar desfile cívico pelo Dia da Independencia do Brasil Reviewed by Aelson fotos on 08:39 Rating: 5

Nenhum comentário