Publicidade

Agricultores de Nova Fátima atendidos pelo projeto de ATER da cooperativa Ser do Sertão conhecem propriedade referência em produção leiteira em Capela do Alto Alegre

O projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolvido pela Cooperativa Ser do Sertão e que tem a coordenação técnica do Adapta Sertão, realizou um intercâmbio técnico na fazenda Tiririca, no município de Capela do Alto Alegre, com agricultores atendidos do município de Nova Fátima, para conhecer a experiência de produção de leite eficiente, baseado num sistema adensado de palma forrageira, realizado pelo agricultor familiar Ênio de Lima.

Na ocasião os produtores e produtoras conheceram as instalações da propriedade do agricultor que outrora foi acompanhado por outros projetos de assistência técnica, os quais proporcionaram ao mesmo conhecimento para implantar 4,78 hectares de palma adensada, com uma produtividade média de 350 toneladas por hectare, que hoje alimenta 32 vacas em lactação, complementando apenas com cevada e milho, produzindo aproximadamente 525 litros de leite por dia.
 Ênio compartilhou com os demais, as técnicas de manejo com o rebanho e os processos que o solo passa até ficar adequado para receber o plantio da palma. Os produtores puderam também tirar suas dúvidas sobre qual espécie de palma é ideal para região, os modelos adequados de plantio e quais são as melhores formas para o controle das pragas para amenizar a mortalidade de suas plantas.
 “É um prazer, chegar aqui na fazendo e ver a bela organização que Ênio tem na propriedade, ver que com o trabalho e força de vontade tem com produzir muito, tendo pouca terra. Esse é o nosso prazer por que produzimos também, mas a seca assola e com fé em Deus venceremos essa luta’’. Disse Antônio Tomate, agricultor de Nova Fátima.

Esse projeto conta com a parceria técnica da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e está na segunda etapa de sua execução que é a elaboração e planejamento de projetos produtivos nas propriedades. Esse trabalho está sendo realizado por 12 técnicos (as) agrícolas, que atuam nos 16 municípios do Território da Bacia do Jacuípe, atendendo 384 propriedades rurais.
 “Foi uma tarde de grande aprendizado para os produtores, que saíram da propriedade com outra visão de propriedade produtiva, e tendo a certeza que a palma adensada é a solução para manter a produtividade do rebanho o ano todo. A ideia dessa visita foi para que os produtores pudessem conhecer a experiência do produtor e motiva-los para que apliquem nas suas próprias propriedades”.  Afirmou Alessandro Oliveira, técnico agrícola da cooperativa Ser do Sertão.
 
Veja as fotos:
 








 Veja mais fotos em





 






 
 

 
 
 

Redação e fotos Dell Brandão
Agricultores de Nova Fátima atendidos pelo projeto de ATER da cooperativa Ser do Sertão conhecem propriedade referência em produção leiteira em Capela do Alto Alegre Agricultores de Nova Fátima atendidos pelo projeto de ATER da cooperativa Ser do Sertão conhecem propriedade referência em produção leiteira em Capela do Alto Alegre Reviewed by Aelson fotos on 11:52 Rating: 5

Nenhum comentário