Publicidade

As diversidades, expressões e sentimentos definem o 7 de setembro de Capela do Alto Alegre

Na segunda-feira, 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil, foi realizado na cidade de Capela do Alto Alegre um grande desfile cívico em comemoração a esta data.

O evento reuniu alunos e professores do Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes, Centro Educacional Manoel Geraldo Carneiro, Escola Presbiteriana John Knox e Escola Municipal Jairo Carneiro) e contou com um grande público que foi prestigiar o desfile, sendo que muitos vieram de municípios vizinhos. O desfile foi acompanhado pela Banda Marcial de Capela que saiu da Avenida Lindolfo João Carneiro e foi finalizado na Praça Antônio Dionísio. O Evento teve como tema este ano as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, com algumas das modalidades esportivas da competição, com destaque  para o Hipismo, que veio muito bem representado por um grupo de cavalaria.

O desfile cívico de 7 de setembro, em Capela do Alegre, foi organizado pela professora Juscelma Souza, diretora do Colégio Zenilda Fernandes, que contou com o apoio da comissão formada pelos professores Gabriel Souza – instrutor da Banda Marcial, Ana Cristina Oliveira e Jailton Macedo, com o total apoio da prefeitura de Capela do Alto Alegre. Participaram também  como instrutoras da ginástica as professoras Ladijane e Leandra, das balizas as ex-alunas do Colégio Zenilda, Camila Pacheco e Jaqueline, além de outros colaboradores, como o ex-aluno Adênio coordenando o Hipismo.
Além dos alunos, participou também do desfile o Grupo de Atividade Física da Melhor Idade de Capela do Alto Alegre, coordenado pelo NASF, mostrando a todos os presentes que para a prática esportiva não há idade.

Durante as apresentações na Praça Antônio Dionísio, vale destacar a brilhante participação da banda formada pelos músicos Gildo, Woody Allen, Cleiton e Isaac, que tocaram do tema do filme “Carruagens de Fogo”, hino oficial das maratonas ao redor do mundo e o “Tema da Vitória”, trilha sonora brasileira usada no Grande Prêmio do Brasil de F1, que ficou bastante identificada pelo saudoso Ayrton Senna. Tocaram também o Hino Nacional Brasileiro, que foi muito bem interpretado pelo professor Daniel Rios.

Para Ney do Banco, prefeito de Capela, o desfile de 7 de Setembro, é muito importante porque é uma data comemorativa muito importante para o País, ele ainda disse que tal data está ficando escassa em nossa região e que Capela vem sempre mantendo essa tradição. E que as escolas e os alunos estão de parabéns.
 “O desfile foi muito lindo, os alunos fizeram bonito, junto com seus instrutores. E eu como cidadão capelense, peço que os professores das escolas, junto com os alunos, não deixem essa tradição se acabar, a gente fica preocupado que lá na frente os nossos filhos nem saibam, o que é o 7 de Setembro. Essa é uma data comemorativa muito importante e sempre foi tradição em Capela do Alto Alegre”. Disse Ney do Banco.
 
De acordo com Camila Pacheco, o desfile já é considerado uma tradição, todos os anos para os alunos, professores e instrutores que saem nas ruas apresentando, vários pelotões, com diversos temas, ligados ao tema central, e esse ano foram as Olimpíadas 2016.

Abaixo algumas falas dos participantes do desfile:
 “Foi uma honra muito grande ser convidada, para ser instrutora, justamente dos balizas, que junto com a banda são uma das atrações principal do desfile, creio que com a ajuda do meu amigo Alex Hélmut, fizemos um belo trabalho, agora quem deve nos julgar é o público que ali estava para prestigiar esse lindo movimento”. Falou Camila Pacheco.
“Foi uma grande oportunidade para mostrar juntamente com os
colegas, do que somos capazes e mostrar o belo trabalho em equipe, que nos ensaios estávamos nos preparando”. Disse Jeremias, aluno e participante da banda do desfile.

“Para nós é uma satisfação muito grande, visto que essa cultura não vem sido resgatada em algumas cidades. Graças a Deus já é o quinto ano seguido que estou na frente da Banda Marcial e nós queremos dar continuidade, para que essa cultura não seja perdida e agente traz algo que é tão importante para a nossa cultura.
 
 Na verdade nos bastidores, a gente teve muito trabalho, mas nós percebemos que o resultado final é muito gratificante, porque a gente viu hoje uma banda com 60 pessoas, eles todos dedicados, instruídos querendo fazer bonito nesse desfile. Nos vimos um desfile brilhante com a participação de muita gente, então para mim é muito orgulho está à frente dessa banda.” Foi o que Gabriel Souza, Diretor do Colégio Manoel Geraldo e instrutor da Banda disse.
 “Mais um ano, é muito gratificante fazer parte da Banda Marcial de Capela, eu me sinto muito satisfeita e também renascendo a cultura de nossa cidade, já que está morrendo, a cada dia que passa, em muitas cidades. E com o desfile é uma oportunidade de estar tirando um espaço vazio em muitos jovens e está fortalecendo a cultura da nossa cidade”. Tayla Soares.
Esse evento é uma tradição, que vem a mais de 40 anos e acho que não deve morrer. Capela ficou um tempo, sem ter o desfile cívico, porém a uns dois anos atrás voltou a ter o desfile e fez uma falta muito grande. Isso é tradição e não pode morrer. Quando uma tradição acaba morrendo a gente perde o sentido de ser humano, ou seja, a nossa identidade, a outra cidade também tem que se inspirar em Capela.”  Adriano Gomes
“Participar da organização do desfile cívico de nossa cidade vem sendo uma honra para mim, que sempre estive presente, enquanto aluna, e acho uma expressão cultural muito importante, pois além de mostrar à comunidade os talentos e a beleza dos nossos educandos (na música, na dança, na arte em geral), eleva a autoestima e produz prazer e alegria. Por muitos anos ficamos sem apresentação de desfile no dia 7 de setembro, porém, graças à coragem e ousadia da minha colega, professora Eliete e a Escola Presbiteriana John Knox, no ano de 2006 (se não me engano), o desfile foi “ressuscitado”, através do apoio da prefeitura e do comércio local. Em 2012, estava decidido que não haveria desfile, por ser um ano político e então, após muitas e muitas críticas, tomamos a responsabilidade de organizá-lo para o Colégio Zenilda Fernandes, tendo o apoio dos meus irmãos Gabriel, liderando a Banda e Ladijane, a ginástica, o envolvimento de todos os professores, funcionários e alunos do colégio e foi, para mim, um dos mais belos desfiles dos últimos quatro anos. E nestes três anos de gestão, temos contado com o apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Capela, especialmente a pessoa de Ney, que após muita indecisão da nossa parte em organizar o desfile deste ano, por questões financeiras, nos procurou e, mais uma vez, ofereceu o apoio necessário. Em  menos de trinta dias de ensaios e preparação do material, podemos dizer que ficamos felizes com o resultado apresentado. Agradeço a Comissão que organizou juntamente comigo, as escolas participantes, os professores e funcionários envolvidos, todos os alunos, ex-alunos, os músicos, as pessoas da comunidade que deram o melhor de si para que mais um espetáculo fosse apresentado em nossa cidade. Que não pare por aqui, mas que outras pessoas se dediquem a manter viva essa tradição cultural que sempre emocionou não só quem participa, mas também quem prestigia.”  Juscelma Souza, diretora do Colégio Estadual Profª Zenilda Fernandes.  

Quando a data se tornou feriado Nacional:

O dia da Pátria, 7 de setembro, só foi tornado feriado Nacional através da Lei 662, de 6 de abril de 1949, quando o Presidente do Brasil era o General Eurico Gaspar Dutra.

Nesta época, a ideia de nacionalismo foi gradativamente sendo suplantada pela ideia de patriotismo: sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria e aos seus símbolos, bem como o amor dos que querem servir ao seu país e ser solidários para com os seus compatriotas.

Confira as fotos:




 Veja mais foto












     












































 





    



 


 



 


 




 







 

 
 
 






  

 
 



   
 
     


  












     
 


 

 

 




   
  







 


 






 

 
 


 
 
Redação: Wemisson Santos
Fotos: Wemisson Santos e Mateus
As diversidades, expressões e sentimentos definem o 7 de setembro de Capela do Alto Alegre As diversidades, expressões e sentimentos definem o 7 de setembro de Capela do Alto Alegre Reviewed by Aelson fotos on 21:04 Rating: 5

Nenhum comentário