Publicidade

Canal do Sertão Baiano: Daniel Almeida comemora autorização para elaboração do projeto de construção

O deputado federal sempre pautou a importância da obra que garante segurança hídrica no semiárido da Bahia
A chegada da água é sempre motivo de muita comemoração pelos sertanejos. É possível plantar, gerar alimentos, emprego, renda e principalmente promover desenvolvimento de municípios do interior que sofrem com longos períodos de estiagem. Nesta terça-feira (22), com a presença do deputado federal Daniel Almeida, foi realizado o ato de ordem de serviço para elaboração do projeto de construção do Canal do Sertão Baiano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que ocorreu na Esplanada dos Ministérios.

“Estou desde o início nessa luta para que o projeto, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas, fosse aprovado e que a população que sofre com a seca tivesse esse alento. Sempre pautei essa discussão, no tempo que fui coordenador da Bancada da Bahia e ajudei a alocar recursos, pois sei da importância em levar água para o progresso da região”, afirmou.

O Canal do Sertão terá, aproximadamente, 330 km e pretende garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe. A obra vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas, gerando cerca de 45 mil empregos diretos. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos devastadores do período de estiagem”, disse Almeida.

O projeto é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a expectativa é de que o projeto realize a transposição da água do Rio São Francisco até a barragem de São José, beneficiando cerca de 50 municípios baianos. “O empreendimento vai beneficiar o homem e a mulher do campo que trabalham de sol a sol para garantir o sustento da família. Além disso, a expectativa é que as cadeias produtivas sejam potencializadas e valorizadas com a criação de mais postos de trabalho”, falou Daniel.

De acordo com o MDR, projeto básico do Canal do Sertão Baiano será de R$ 19 milhões, sendo R$ 4 milhões repassados ainda neste ano.
--
Ascom Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB)
Marcia do Amparo - Jornalista
 
Canal do Sertão Baiano: Daniel Almeida comemora autorização para elaboração do projeto de construção Canal do Sertão Baiano: Daniel Almeida comemora autorização para elaboração do projeto de construção Reviewed by Aelson fotos on 11:01 Rating: 5

Nenhum comentário