Publicidade

Entregas do Governo do Estado impulsionam agricultura familiar de Araci

A produção rural do município de Araci, Território Identidade Sisal, ganhou reforço, nesta sexta-feira (23), com a realização de um conjunto de entregas e capacitações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), durante o Ato da Agricultura Familiar, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Araci (Sintraf).
Wilson Dias, diretor-presidente da CAR/SDR, que já morou no município de Araci, falou da satisfação em participar do Ato e celebrar a entrega de equipamentos que vão garantir dias promissores para agricultura familiar local: “É um prazer estar aqui nesta agenda de entregas e de fortalecimento das atividades produtivas, pois a indústria mais importante que a gente pode trazer para o município é o investimento na agricultura familiar”.
Para garantir a segurança alimentar do rebanho, foram entregues 200 mil mudas de palma para 200 famílias de agricultores familiares: “Há uma quantidade de meses durante o ano que chove em nosso sertão, mas tem um período nos meses de agosto, setembro e outubro, e no verão, mais crítico de estiagem e então, é preciso, mais do que nunca, de suporte na segurança alimentar do rebanho, para que os animais não percam peso, continuem produzindo leite e com a carcaça adequada”, explicou Ademilson Rocha (Tiziu), superintendente da Suaf/SDR.

De acordo com Cleonice Santos, coordenadora do Sintraf Araci, o evento que reuniu mais 200 agricultores familiares, é resultado uma semana de atividades em prol dos desafios, perspectivas e reflexões sobre as políticas públicas destinadas a agricultura familiar. Sobre as entregas do Governo do Estado ela enfatizou que “tudo que a gente recebe é bom para ajudar a transformar e melhorar a vida no campo “.
Desenvolvimento rural

Por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, os 417 municípios da Bahia têm recebido investimentos em inclusão produtiva. No município de Araci, estão sendo investidos mais de R$ 1,3 milhões.

Arôvel de Oliveira, presidente da Associação dos Moradores da Região Resina, município de Araci, ressaltou a importância de receber investimentos que irão qualificar e expandir o processo produtivo dos agricultores familiares: “ O recebimento dos kits de irrigação, apicultura e palma vão trazer inúmeros benefícios para os nossos agricultores, que esperam ansiosos para poderem produzir mais e aumentar a renda das famílias”.

Ainda em Araci, foram entregues 65 kits de apicultura, três de kits de irrigação, um trator um carro-pipa. “Cuidar da apicultura é cuidar do meio ambiente e da vida. Com o recebimento dos kits queremos mostrar que o mel não serve só como remédio. Hoje, estamos começando uma nova história aqui em Araci”, salientou Davi Gonçalves, presidente da Cooperativa Comercial Produtiva e Beneficiamento e Serviços de Araci.

Fonte: SDR | Fotos: André Frutuôso
 

Entregas do Governo do Estado impulsionam agricultura familiar de Araci Entregas do Governo do Estado impulsionam agricultura familiar de Araci Reviewed by Aelson fotos on 14:34 Rating: 5

Nenhum comentário