Publicidade

Sátiro Dias – Mais de 800 alunos estão sem aulas após chuvas destruírem estradas

Estradas vicinais estão intransitáveis o que vem impedindo a passagem dos ônibus.
A forte chuva que caiu em Sátiro Dias, município no território Litoral Norte e Agreste Baiano, na quarta-feira, dia 03, causou alagamentos, destruiu estradas e mais de 800 alunos ficaram sem aulas. Segundo o secretário municipal de educação, professor Júlio Souza da Cruz, 15 roteiros do programa “Caminho da Escola”, não tiveram com trafegar desde o dia do temporal. “Até que tentamos criar rotas alternativas, mas não conseguimos e alguns ônibus atolaram”, afirmou o secretário.
No total são 48 linhas que transportam aproximadamente 4 mil alunos do fundamental 1 e 2, além do ensino médio que estudam nas escolas da sede e nas comunidades rurais de Bela Vista e Mimoso. Entre as linhas, cujo transporte foi suspenso por causa dos estragos causados pelas chuvas, Júlio Souza citou as que ligam a comunidades de Xixi ao Esbarre e Mimoso, Jurema, Ponto das Candeias, Baixa Preta do Sena, Aldeia, Muluguzinho as comunidade de Cidade de Deus, Colônia e Pocinho, “portanto afetou diversos pontos no município”, disse o secretário da educação.
Ainda de acordo com Júlio, na sede ás aulas da Escola Maria de Fátima foram suspensas por causa de um muro com 15 metros que ameaça cair e um explosão na caixa de rede elétrica. “Quando houve a explosão, estavam apenas a diretora e duas funcionárias. Graças a Deus ninguém se feriu”, concluiu.

O prefeito Marivaldo Alves (PSD) disse ao CN que o município já vivenciou uma chuva nesta dimensão há 15 anos e naquela época houve desabamento de casas, “desta vez, graças a Deus, não tivemos desabamento”, afirma.
O prefeito não estava na cidade no momento da chuva, mas chegou logo em seguida e de imediato tomou as providências. Em contato com o deputado Alex da Piatã (PSD), Marivaldo relatou o fato e de pronto foi acionado a Defesa Civil do Estado [Sudec] e na manhã de sexta-feira técnicos estiveram no município observaram os danos causados pela força das águas e um dos agravantes é uma ponte sobre o Rio Caueira que apresenta risco de desabamento.

Moradores das proximidades de um riacho na chegada da cidade, ás margens da BA 233, perderam móveis, pois a água chegou a cobrir as traves de um campo de areia que existe no local.
Na sexta-feira a tarde, o deputado Alex da Piatã foi à cidade e se reuniu com os vereadores Sergio de Nelson (DEM), Caboquinho (DEM), Zé Antonio Sergipano (MDB) e Messias Motorista (DEM), secretários, e com o prefeito Marivaldo Alves. O social democrata relatou aos presentes que mostrou imagens da força da água ao governador Rui Costa, além de acionar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para encontrar meios de ajudar a recuperação das estradas vicinais. A SEINFRA também foi acionada e foi garantido ao consórcio de desenvolvimento o apoio necessário para também ajudar nesta recuperação.

Fonte: CN


Sátiro Dias – Mais de 800 alunos estão sem aulas após chuvas destruírem estradas Sátiro Dias – Mais de 800 alunos estão sem aulas após chuvas destruírem estradas Reviewed by Aelson fotos on 11:30 Rating: 5

Nenhum comentário