Publicidade

Em Morro do Chapéu governador Rui Costa completa sua viagem de número 500 ao interior

Chefe do Executivo baiano tem em média uma viagem a cada três dias ao interior
Cena muito comum na chegada do governador nas cidades |Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas
Prestes a alcançar a marca de 500 viagens de trabalho realizadas ao interior da Bahia, o governador Rui Costa foi a Sapeaçu na última quinta-feira (11). Na região, ele entregou a recuperação da BA 120, no trecho entre Sapeaçu e Castro Alves, entre outras ações. Esta foi a 499ª viagem em 1.566 dias de governo, o que representa uma cidade visitada a cada três dias. Ao longo de quatro anos, três meses e 15 dias, o governador esteve em 255 municípios diferentes.

A 500ª viagem será para Morro do Chapéu, na próxima segunda-feira (15). No município, Rui vai inaugurar a restauração e pavimentação da BA-144, no trecho de 73 quilômetros que ligam Morro do Chapéu a Várzea Nova e ao povoado de Lages do Batata, em Jacobina. Ele também autorizará a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar três convênios com associações de agricultores familiares e fará a entrega de tratores a 20 municípios da região.
Governador Rui Costa ganhou o apelido de ‘Rui Correria’ por viajar tanto a serviço dos baianos | Foto: Mateus Pereira
 Além de inaugurações importantes e históricas, como a rodovia que será entregue em Morro do Chapéu, Rui estabeleceu uma rotina de visitas a escolas e unidades de saúde nas viagens ao interior da Bahia. Nesses quatro anos, 329 instituições de ensino receberam a visita do governador, sendo 203 escolas estaduais.

Em 2019, além ouvir demandas do corpo docente e dos alunos, Rui passou a realizar encontros de trabalho com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O objetivo é estabelecer estratégias para melhorar a aprendizagem dos estudantes. A primeira reunião ocorreu em fevereiro, em Alagoinhas, seguida por outras cinco no interior do estado.

A metodologia dos encontros foi alinhada com diretores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em reunião no dia 23 de março, na sede da Secretaria da Educação. Na atividade, o governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a Educação. “Estamos fazendo um esforço para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, investindo em formação, na infraestrutura das escolas, construindo uma rede de parcerias e chamando as famílias para as escolas. O conceito é de mutirão, de uma grande mobilização para transformar a nossa rede. Esta é a minha expectativa não só como governador, mas de vida. E o foco do nosso trabalho é o estudante. O que for melhor para o estudante será o melhor para nós”, disse.

Regionalização da saúde

Outra prioridade do Governo do Estado, a área de saúde também tem sido acompanhada de perto por Rui nas viagens ao interior, independentemente das entregas e assinaturas de ordem de serviços. Entre janeiro de 2015 e abril de 2019, 214 instituições de saúde foram visitadas por ele, sendo 84 hospitais e 130 unidades, postos ou policlínicas.

As entregas nos últimos anos incluíram, na área de saúde, os hospitais Costa do Cacau, em Ilhéus, e da Chapada, em Seabra, além da maternidade do Hospital da Criança, em Feira, e das policlínicas regionais em Feira de Santana, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Guanambi, Teixeira de Freitas, assim como a ampliação do número de leitos nas redes direta e indireta. Ainda este ano, outras 11 policlínicas devem ser inauguradas. Além disso, mais de 20 mil cirurgias já foram realizadas de forma itinerante, contemplando moradores dos 417 municípios.

O investimento do Governo da Bahia na área da saúde, entre 2015 e 2018, ultrapassou a casa dos R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos. “Estamos avançando no cumprimento da meta de regionalizar o atendimento, levando para o interior serviços de média e alta complexidade. Em breve, vamos inaugurar as UTIs do Hospital da Lapa, como inauguramos em Brumado, e estamos implantando um hospital em Itaberaba”, completou o governador.

CN * SECOM


Em Morro do Chapéu governador Rui Costa completa sua viagem de número 500 ao interior Em Morro do Chapéu governador Rui Costa completa sua viagem de número 500 ao interior Reviewed by Aelson fotos on 14:02 Rating: 5

Nenhum comentário