Publicidade

Bombeiros registram 665 ocorrências para quedas de árvore em SP em 27 horas

Em 27 horas, o Corpo de Bombeiros registrou 665 ocorrências para quedas de árvores na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

O número corresponde a quantidade de endereços em atendimento. De acordo com o capitão Marcos Palumbo, o índice é recorde. "Eu nunca vi isso, e estou há 16 anos na corporação", compara.

Em média, nos dias de chuvas e ventos intensos, a corporação contabiliza 200 ocorrências.

A explicação, afirma o capitão, é técnica e bastante simples: muita água, pouco espaço. A chuva constante provoca o encharcamento do solo. As árvores absorvem essa água, que gera um peso 40% maior na estrutura, altera seu centro de gravidade, resultando na queda.

Em grandes espaços como parques, onde a vegetação não teve sua área limitada pelo concreto, a natureza se reacomoda.

"Absorveu muita água, com o vento, ela fisicamente não consegue suportar, pois há uma mudança no centro de gravidade. Já temos uma cidade que é quase impermeabilizada e quando tem árvore, ainda é colocada em um espaço pequeno", analisa o capitão.

As ocorrências são atendidas em ordem de prioridade, quando há perigo iminente sobre uma casa, edificação e fiação elétrica.

Palumbo afirma que a corporação passará a noite em função de tais demandas. "Essas ocorrências demandam duas, três horas de atendimento. São trabalhos dificílimos. Muitos bombeiros já se machucaram várias vezes".
Em nota, a A Prefeitura de São Paulo afirma que choveu 34,3 mm nesta terça-feira (26), o que representa 16% da média do mês (210,1 mm).

"Até esta segunda (25), já tinha chovido neste mês de fevereiro 332,7 mm, 58,4% acima da média. Rajadas de vento atingiram 88 km/h na tarde desta terça-feira no Campo de Marte. Em Congonhas, 85 km/h. Todas as 42 equipes da Defesa Civil estão nas ruas para atender a 400 ocorrências de quedas de árvores desde a meia noite até o fim da tarde de hoje, além das 100 equipes das Subprefeituras."

Fonte: G1
Bombeiros registram 665 ocorrências para quedas de árvore em SP em 27 horas Bombeiros registram 665 ocorrências para quedas de árvore em SP em 27 horas Reviewed by Aelson fotos on 14:31 Rating: 5

Nenhum comentário