Publicidade

Alerta aos pais sobre risco de acidentes durante as férias

As férias chegaram e as crianças estão em casa. Isso é muito esperado por elas, mas é preciso cuidado para protegê-las dos acidentes que podem acabar com os dias de descanso e de brincadeira. Os acidentes aumentam nas férias porque as crianças estão sem uma atividade direcionada e sem um adulto supervisionando. Os pais, muitas vezes, precisam trabalhar e as crianças ficam em casa livres para brincar. Esse descanso da rotina é importante para a criança, mas os pais precisam programar as férias e pensar na prevenção de acidentes.

Os acidentes são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, no Brasil.

Afogamento

Afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização, entre os acidentes, na faixa etária de um a 14 anos. Os perigos não estão apenas nas águas abertas como mares, represas e rios. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco. Assim ela pode se afogar em piscinas, cisternas e até em baldes e banheiras.

Dicas de prevenção

Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos. A criança é curiosa, não reconhece o perigo e não tem medo. Por isso, precisa de um adulto supervisionando, orientando e cuidando o tempo todo;

Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores. 

Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas.

Evite a entrada das crianças na cozinha, principalmente que estiver fazendo alimentos quentes;

Guarde os produtos químicos e tóxicos, como medicamentos, saneantes e venenos, no alto e de preferência trancados;

Brincadeiras de empinar pipas e jogar bola, só em locais seguros e longe do trânsito e dos fios de alta tensão, como parques, praças e clubes.

Prevenir os acidentes é uma questão de informação e atenção de pais, educadores e responsáveis que zelam pela infância.
Alerta aos pais sobre risco de acidentes durante as férias Alerta aos pais sobre risco de acidentes durante as férias Reviewed by Aelson fotos on 14:58 Rating: 5

Nenhum comentário