Publicidade

Adolescente de 14 anos morre durante 'desafio do desodorante' na Bahia

O adolescente  Marcos Vinícius de Paula Santos, 14 anos, foi encontrado na noite de quinta-feira (20)  morto, dentro de casa, com um frasco de desodorante numa das mãos. A Polícia Civil de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, investiga se a morte dele tem relação com o “desafio do desodorante”, brincadeira difundida entre crianças e adolescentes na internet, que consiste em inalar o aerossol, fechar boca e nariz e ficar o máximo de tempo sem respirar.  
O adolescente foi encontrado morto no quarto da casa onde morava com os tios. “Os relatos dos parentes indicam que a causa da morte foi a participação dele nesse desafio, que é muito perigoso”, informou o delegado Marivaldo Felipe dos Santos. Ainda segundo ele, outros amigos do jovem morto iriam participar da brincadeira, mas desistiram.  Outros casos de morte relacionados à brincadeira já foram registrados no Brasil.

A princípio, segundo a polícia, o caso é encarado como suicídio, mas se for constatado que houve incentivo por parte de alguém, essa pessoa pode responder por homicídio culposo. O CORREIO não conseguiu contato com familiares do jovem.
O que é o 'desafio'?
Um vídeo que circulou nas redes sociais traz a proposta do "desafio". Os espectadores são incentivados a inalar gás de desodorante aerossol pelo maior tempo que conseguirem. 
Em uma gravação publicada em 3 de abril de 2016, um jovem youtuber aparece explicando o desafio: borrifar desodorante em um saco plástico e tentar inalar a maior quantidade possível “como se fosse lança” - a referência é ao lança-perfume. Depois, ele aparenta estar atordoado, mas repete o gesto. “O que eu estou fazendo da minha vida?”, questiona ainda.
A maioria dos desodorantes é fabricada com substâncias químicas antissépticas, que reduzem odores, incluindo o ácidro clorídrico, por isso há riscos. “Qualquer inalante com compostos químicos pode deflagar reações, levando a quadros graves como parada cardíaca e até óbito”, explicou em entrevista à Veja Fernando Ganen, pediatra e superintende do Pronto Atendimento Infantil do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
A substância, inalada, é enviada ao pulmão, um órgão que é extremamente vascularizado. Cai rapidamente na corrente sanguínea e chega ao coração, provocando arritmia cardíaca. O coração deixa de bombear corretamente sangue para o corpo e acaba perdendo totalmente a função em pouco tempo. Além disso, a pessoa pode sofrer uma reação alérgica. As substâncias químicas em grande quantidade podem provocar a reação, como edema de glote - a garganta "fecha", comprometendo a entrada de ar e causando asfiixa.

Fonte: Correio 24 horas
Adolescente de 14 anos morre durante 'desafio do desodorante' na Bahia Adolescente de 14 anos morre durante 'desafio do desodorante' na Bahia Reviewed by Aelson fotos on 10:17 Rating: 5

Nenhum comentário