Publicidade

Primeiro Fórum Regional de Cadeias Produtivas é realizado em Pintadas

Neste sábado, 24, aconteceu na cidade de Pintadas o primeiro Fórum Regional de Cadeias Produtivas, realizado pelo Sicoob Sertão em parceria com o SESCOOP, o evento  ocorreu na Escola Municipal Professora Zilda Dias da Silva.

O fórum teve como objetivo fomentar as cadeias produtivas da região, contando com palestras, oficinas e com a presença de produtores e expositores que trouxeram novas experiências para facilitar a adaptação as constantes mudanças climáticas.

Em entrevista ao VR14, o presidente do Sicoob, Arnóbio Rios, classificou o evento como um sonho antigo que se realizou.
"Esse primeiro fórum é a realização de um sonho que a gente tinha de conversar com as comunidades onde o Sicoob Sertão atua, e o nosso desejo é que as pessoas entendessem que o Sicoob como fomentador do crédito na região fizessem com que as pessoas entendessem que era possível  a gente fazer um crédito com segurança. Nessa dificuldade de entender que quando se empresta um valor para crédito rural, as pessoas não sabiam exatamente como produzir ai criava uma inadimplência muito grande e isso vinha nos incomodando bastante. E quando nós olhamos para o nosso sertão com escassez de chuva, com os filhos não fazendo mais as atividades dos seus pais, a gente pensou, sentamos com o concelho , com a diretoria e decidimos pensar em alguma coisa para potencializar eles".Declarou, Arnóbio Rios.

A busca pelo fortalecimento das cadeias produtivas é a principal motivação do Crédito Rural implementado pelo Sicoob Sertão, Manoel de Jesus, vice-presidente da Cooperativa de Crédito destacou a importância do programa e o quanto ele vai acrescentar para os produtores.
"Esse programa das cadeias produtivas que a instituição Sicoob está se propondo a financiar com tecnicas apropriadas para cada uma das áreas só tem a desenvolver bem as cadeias produtivas do mel e da caprinovinocultura. É bom destacar que não é um projeto para sair distribuindo crédito , é pra quem de fato quer seguir uma orientação tecnica, então o projeto já tem essa concepção e só será aprovado através de acompanhamento tecnico, e será acompanhado desde a produção até a comercialização". Disse, Manoel de Jesus.

Durante o período matutino foram feitas palestras que abordaram temas referentes a apicultura, bolvinocultura de corte e de leite e caprinovinocultura, palestrantes trouxeram novas experiencias que tem dado resultados consistentes, resultados esses que foram expostos para produtores de toda região que compareceram em grande número.

A tarde, foram realizadas as oficinas onde os debates foram mais consistentes, em cada sala uma oficina especifica de debate sobre temas individuais, espaço para que os produtores tirassem dúvidas e também entendesse melhor a necessidade de se adaptar as dificuldades de produzir no semiárido.

Fonte: vr14
Primeiro Fórum Regional de Cadeias Produtivas é realizado em Pintadas Primeiro Fórum Regional de Cadeias Produtivas é realizado em Pintadas Reviewed by Aelson fotos on 14:36 Rating: 5

Nenhum comentário