Publicidade

Conceição do Coité – Nova Avenida receberá o nome Otacílio Gonçalves. Saiba que foi este homenageado

A nova Avenida chega no momento que a BA 120 que liga Coité a Riachão do Jacuípe passa por reforma. 
As obras da Avenida Otacílio Gonçalves de Araújo, com pista dupla e iluminação no canteiro central estão bem avançadas e deverão ficar prontas nos próximos 15 dias. Com 800 metros de extensão, a Avenida começa na bifurcação da Rua Maximinio Madureira com o principal acesso ao Bairro Fluminense e segue até outra bifurcação, que liga Conceição do Coité/Riachão do Jacuípe pela BA 120 e Avenida Amado João da Silva, no bairro Terra Nova.

Quem chega de Riachão Riachão do Jacuípe, após subir a ladeira da Juliana, encontra de frente uma unidade de beneficiamento de sisal conhecida na região com Batedeira de Gilberto, construída em 1974 pelo empresário Otacílio Gonçalves e começou funcionar em 25 de janeiro de 1975.
Segundo Gilberto Gonçalves, um dos filhos de Otacílio de Berel, como era conhecido o homenageado, ele [Otacílio] vendeu 50 bois e o dinheiro foi usado para capital de giro da batedeira, e de lá para cá, já são 41 anos funcionando sem interrupção. Atualmente vende para o mercado interno e externo.
Durante essas quatro décadas, Gilberto acredita que não tenha uma família cuja origem se deu nas comunidades de Terra Nova, Sossego, Malhador e Bairro Fluminense, que não tenha pelo menos uma pessoa trabalhado na batedeira.

Com todas essas virtudes e serviços prestados a vereadora Rozana Araújo (PSD) que também é nora do homenageado disse que indicou outros importantes projetos, mas pela importância que foi a criação de uma batedeira e a partir da indústria surgiram dois bairros importantes, resolveu levar a proposta para Câmara para transformar aquele perímetro urbano numa avenida com o nome de um cidadão que não apenas gerou emprego como atuou como juiz de paz no município.
Rozana disse que a homenagem faz justiça e chega de certo modo de forma tardia, pois, ainda não existia nada que fizesse lembrar Sr Otacílio.

A vereadora preferiu não concorrer a reeleição no último pleito, porém garante que dentro do que esteve ao seu alcance contribuiu com o desenvolvimento do município, a exemplo da indicação do centro de tratamento de crianças especiais; a Casa dos Artesanatos onde as mulheres podem expor e comercializar seus produtos, sistema de abastecimento de água, de modo especial comunidade de Patos de Fora, Outubro Rosa na Câmara, entre outros.”Mas essa aprovação do nome da avenida posso dizer que fecha meu mandado com chave de ouro por todas as circunstâncias”, afirma.

O projeto de lei da vereadora é o de nº 29/2016, aprovado em 30 de novembro de 2016
Veja a reportagem em vídeo
                        
 Saiba mais sobre Otacílio Gonçalves
 Durante duas décadas, aproximadamente, Otacílo de Berel, atuou com Juiz de paz, uma espécie de magistrado sem formação jurídica, que exercia diversas funções judiciais consideradas, em cada lugar a época, como “menores”, ou seja, aquelas pequenas causas ou demandas, resolvendo as contendas através de conciliação.

Segundo Gilberto, outra virtude do seu pai era o desejo de vê o município crescer e de desenvolver e citou o exemplo da luta para abrir uma estrada que facilitasse o deslocamento das pessoas que moravam em Malhador, São Roque, Ipoeirinha, Caruaru e São João, que faziam uma volta de 20 km precisando fazer o percurso pela Tapera e em 1973, quando Hamilton Rios ganhou a eleição pela primeira vez, na ocasião ele fazia parte daquele grupo, convenceu o então prefeito desbravar a caatinga e abrir a estrada que segue para região do Malhador.

Gilberto lembrou que seu pai adquiriu uma área de terra onde hoje é Rua Senhora Santana, construiu pequenos imóveis, passou a alugar e vender e contribui para desenvolver o outro lado da cidade.

Bertinho de Otacílio como também ficou conhecido contou que fez o mesmo na Praça da Bomba e Rua Padre Madureira, onde morou por 70 anos tendo como vizinho um dos seus irmãos, Juvenal Gonçalves. Outra paixão de Otacílio era a fazenda Viena, 07 km da sede do município, pois, foi necessário vender outros bens para adquirir essa fazenda por entender que seria melhor para produzir e gerar emprego.

Nunca quis disputar cargos eletivos, mais seu filho Gilberto foi vereador no período 1982/86 e vinte anos depois a nora, Rosana Gonçalves se elegeu vereadora . Herdeiro do velho empreendedor que faleceu em 28 de dezembro de 1977, vitima de infarto e se estivesse vivo, estaria com 98 anos.

Hoje prestam serviço à comunidade o médico Alonso Araújo, Lívia e Luana Gonçalves, advogadas e Gilberto Junior, veterinário.

Redação CN



Conceição do Coité – Nova Avenida receberá o nome Otacílio Gonçalves. Saiba que foi este homenageado Conceição do Coité – Nova Avenida receberá o nome Otacílio Gonçalves. Saiba que foi este homenageado Reviewed by Aelson fotos on 14:17 Rating: 5

Nenhum comentário