Publicidade

Rede Pintadas comemora aniversário com Feira de Economia Solidária e Fórum de Debate

Além do Brasil, a Rede tem parceria com entidades da França, Itália, Bélgica, Alemanha, Holanda e já teve o trabalho das suas organizações reconhecido por diversas instituições.

A Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento de Pintadas (Rede Pintadas) completou, em julho, uma década de institucionalização. Para celebrar a data, a organização realiza na próxima sexta-feira, 2, uma Feira de Economia Solidária e um Fórum de Debate com a presença de representantes dos movimentos sociais, entidades parceiras, do Governo do Estado e autoridades políticas.

No mesmo dia, será inaugurado o novo espaço do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (CESOL). A Rede Pintadas é a instituição responsável pela gestão do CESOL, projeto que tem como objetivo prestar assistência técnica e fortalecer os empreendimentos associativos populares e solidários por meio da formação, assistência jurídica, financeira e de comunicação.
O CESOL inaugura o seu mais novo espaço, com 200 m² e estrutura ampla para os atendimento das Associações e Cooperativas, além de local específico para exposição e comercialização de produtos. O empreendimento faz parte da política de inclusão socioprodutiva do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que apoia as iniciativas econômicas e sociais que conduzam à formação de cidadãos integrados ao mundo pelo trabalho decente.

“Esse momento festeja 10 anos de consolidação de uma organização coletiva, com conquistas e desafios, que tem provado que a transformação passa pelo fortalecimento e articulação da sociedade civil”, afirma Elias Oliveira, presidente da Rede Pintadas. Ele explica que a comemoração marca uma década de formalização da entidade, mas sua história vem de longa data. “A Rede tem origem no movimento social de Pintadas, que desde a década de 1960 luta por transformação e justiça social”.

Programação:

09h – Abertura da Feira de Economia Solidária
11h – Inauguração do novo espaço do Centro Público de Economia Solidária
12h – Almoço Solidário
14h – Fórum de Debate: Políticas Públicas de Economia Solidária e Cooperativismo como estratégia de desenvolvimento e superação da pobreza no semiárido
17h – Encerramento
Sobre a Rede Pintadas
A Rede Pintadas é composta por 13 organizações, entre cooperativas, associações, instituições religiosas, culturais e produtivas. Desde o início, teve o apoio da Igreja Católica, de ONGs regionais e de agentes de cooperação nacional e internacionais no desenvolvimento de vários projetos sociais. Funcionou informalmente como fórum de debate e espaço de articulação entre as entidades até 2003, quando foi formalizada como entidade jurídica.
 
A organização teve um papel fundamental em Pintadas onde se tornou conhecida pela parceria com o poder público na alteração da realidade local de pobreza e na superação de vários desafios comuns à população do sertão baiano, como a questão da seca. Destaca-se a implementação de um conjunto de ações de convivência com o semiárido que fez de Pintadas o primeiro município do Nordeste a alcançar a marca de 100% de cobertura hídrica na zona rural. Outros destaques da Rede Pintadas são a Cooperativa de Crédito Sicoob Sertão, uma das mais respeitadas do Estado, o trabalho de valorização da cultura local e da juventude realizado Companhia de Artes Cênicas Rheluz e as ações para a autonomia feminina através da geração de emprego e renda.

Nos últimos anos, a instituição alargou sua área de atuação em âmbito territorial tornando-se uma das principais agentes do desenvolvimento da Bacia do Jacuípe e região. Fundamentada nos princípios da convivência com o semiárido, da economia solidária, do cooperativismo, a Rede Pintadas tem focado sua ação na democratização do acesso à água, no empoderamento social e econômico das mulheres, na inclusão social da juventude através da cultura, no associativismo, no fortalecimento e sustentabilidade da agricultura familiar. A entidade também tem atuado no fortalecimento da política territorial por acreditar que a redução da desigualdade, a superação da pobreza e o desenvolvimento sustentável só podem ser plenamente alcançados se todas as pessoas atuarem de forma coletiva, por meio da participação e do diálogo.

Reconhecimento – Além do Brasil, a Rede tem parceria com entidades da França, Itália, Bélgica, Alemanha, Holanda e já teve o trabalho das suas organizações reconhecido por diversas instituições. Entre os prêmios conferidos destacam-se: Prêmio Gestão Pública e Cidadania, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (2002); o prêmio de Melhores Práticas concedido pela Caixa Econômica Federal (2003); Prêmio 100 anos do Mestre Duda (2007); O prêmio SEED Internacional (2008); Prêmio Celso Furtado (2012) pelo projeto Adapta Sertão.

Entidades da Rede Pintadas:

Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Cooperativa de Crédito Rural Pintadas (SICOOB SERTÃO), Cooperativa Agroindustrial Pintadas (COOAP), Centro Comunitário de Serviços de Pintadas (CCSP), Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo (RENASCER), Associação Mantenedora Escola Família Agrícola (EFAP), Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Associação das Mulheres Pintadenses, Associação dos Apicultores de Pintadas (ASA), Associação Comunitária Rural Boa Sorte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pintadas, Cooperativa de Transportes, Sindicato dos Servidores Públicos.
Por: Lourivânia Soares



Rede Pintadas comemora aniversário com Feira de Economia Solidária e Fórum de Debate Rede Pintadas comemora aniversário com Feira de Economia Solidária e Fórum de Debate Reviewed by Aelson fotos on 14:09 Rating: 5

Nenhum comentário