Publicidade

Reportagem especial: trajetória da gestão de Quitéria, primeira prefeita de Santaluz

A primeira prefeita de Santaluz marcará história também como pioneira na construção de um hospital da mulher na região do sisal
 A prefeita Quitéria Carneiro (PSD), eleita em 2016 como a primeira prefeita do município de Santaluz, tem se destacado pela forma de condução da administração pública, uma vez que sua gestão é considerada uma das melhores de todo o estado, inclusive por está construindo, com recursos próprios, o Hospital Municipal da Mulher, projetado com modernidade para oferecer, principalmente, mais humanização, fortalecendo a rede de saúde, que conta com 09 unidades básicas em funcionamento.

A gestão tem atuado numa verdadeira transformação, através do Programa Moderniza Santaluz, com investimentos em mais de 10 mil metros de rede de esgoto, 80 mil metros de pavimentação (em 30 localidades), construção de moderníssimas praças, quadras e ginásios esportivos, construção de escolas climatizadas e novos postos de saúde, além da pavimentação asfáltica do centro e agora a execução da obra do novo Centro de Abastecimento e a modernização da feira livre.
Com 50 anos, mãe de dois filhos, a gestora de Santaluz tem se dedicado a vida pública, desde o início de seu mandato, com a experiência de ter sido secretária de Assistência Social, por oito anos. Quitéria realiza uma administração referência, por trabalhar numa linha de responsabilidade com os recursos públicos, tendo o invejável título de 38 meses de gestão, com pagamentos de salários e 13º antecipados e a não utilização das diárias por exercício fora do município. A prefeita não recebeu uma diária sequer, mesmo tendo direito a dezenas de diárias, durante esses 38 meses de mandato.

Quando questionada, ela diz que só viaja quando há realmente necessidade e quando é para a própria região ou Feira de Santana volta no mesmo dia, afirmando que vai à Salvador e não há despesa, porque tem local próprio para ficar, visto que seus filhos estudam lá. Quitéria finaliza dizendo que tem sido incansável no cuidado com seu município e esse cuidado também se aplica na gestão dos recursos.
Em meio aos incontáveis desafios da administração pública, como a queda de receita e arrecadação e corte de repasses, a prefeita de Santaluz, talvez, seja a única gestora que nunca tenha recebido o benefício em toda a Bahia.

Com seu jeito simples e muito querida pelo povo de seu município, Quitéria, que sempre teve um natural potencial político, mantém uma agenda de visitas, priorizando as pessoas mais carentes e dentro da linha de vulnerabilidade social, além de continuar indo ao Hospital Municipal, onde conversa com pacientes e acompanha de perto os trabalhos da equipe.
Desde o início de sua gestão, a orientação tem sido o desenvolvimento e a manutenção de trabalhos voltados para o social e a saúde, o que destaca a cidade com projetos importantes nas áreas, a exemplo do Programa Gente Forte, que distribui sopas em bairros populares da cidade, a Ação Saúde na Comunidade, que leva a saúde para mais perto do cidadão e Programa Prefeitura na Comunidade, carro-chefe e o maior projeto de cidadania e inclusão social da história do município.

A gestora montou a equipe do primeiro escalão com seis secretários, dos quais, quatro (saúde, educação, assistência social e agricultura) são mulheres, além de setores importantes da administração, que também são conduzidos por mulheres, a exemplo da Procuradoria Jurídica e Controladoria Geral. O que antes era uma aposta, hoje é uma certeza de que a mulher tem capacidade e como estamos no mês da mulher, destacamos que Quitéria é um exemplo de que a mulher, realmente, pode estar onde quiser.
Esta reportagem especial no Março Mulher visa também mostrar o papel da mulher na política, sendo Quitéria a única do Partido Social Democrático – PSD no território do sisal e uma das 13 gestoras em todo estado da Bahia.

Fonte: CN



Reportagem especial: trajetória da gestão de Quitéria, primeira prefeita de Santaluz Reportagem especial: trajetória da gestão de Quitéria, primeira prefeita de Santaluz Reviewed by Aelson fotos on 15:30 Rating: 5

Nenhum comentário