Publicidade

Segunda infecção pela dengue pode ser mais grave, alerta médico da Fiocruz

Febre alta súbita, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos. Esses são os sintomas da dengue. E você sabia que essa doença tem quatro tipos – os sorotipos 1, 2, 3 e 4? O médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch, alerta: a pessoa que já contraiu dengue uma vez pode sofrer mais na segunda infecção pela doença. 

“Uma vez que (a pessoa) tem a doença por um desses tipos e que sara desse tipo, ela fica imune, não contrairá novamente dengue por este vírus, mas poderá ter pelos outros três. E há uma particularidade: quando a pessoa tem dengue pela segunda vez – ou seja, por um segundo tipo de vírus –, existe uma chance maior de que a doença se agrave. Este agravamento pode ser percebido tanto por dores abdominais fortes, vômitos, sangramento, sensação de tontura, mal-estar...", afirma. 

Atenção: a dengue pode matar. Caso os sintomas da doença se manifestem, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico e tratamento adequado. A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Elimine água armazenada dentro de casa e nos quintais. Ralos, vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem virar criadouros do mosquito. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Fonte: Agência do Rádio / Minuto Saúde
Segunda infecção pela dengue pode ser mais grave, alerta médico da Fiocruz Segunda infecção pela dengue pode ser mais grave, alerta médico da Fiocruz Reviewed by Aelson fotos on 14:43 Rating: 5

Nenhum comentário