Publicidade

Bombeiro Amigo do Peito leva leite materno para crianças prematuras há quase 20 anos

Com seu bebê nos braços, Eliza Carla Alves dos Santos, já doou 14.900ml de leite materno com o projeto Bombeiro Amigo do Peito. “Sou doadora há oito meses, e esse gesto ajuda a salvar vidas. Me sinto muito gratificada de estar ajudando estes bebês. O serviço dos bombeiros é muito importante por vir buscar na minha casa e me orientar sobre como ordenhar. Esse suporte é fundamental".
Pioneiro na Bahia com o projeto Bombeiro Amigo do Peito, o 2º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia (2°GBM), de Feira de Santana leva leite materno doado a crianças prematuras. Atualmente 942 mulheres estão cadastradas e doam o leite materno. A ação começou no final do ano 2000, através de uma parceria envolvendo os hospitais Regional Clériston Andrade (HRCA) e o Municipal Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher.

Hoje a parceria do Corpo de Bombeiros Militar em Feira de Santana é com o Banco de Leite Humano (BHL) do Municipal Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, onde todas as mulheres que dão a luz recebem na alta, um panfleto com orientações e o telefone, em um trabalho realizado pelas funcionárias do BHL. As doadoras podem ligar e solicitar a visita de uma equipe do 2°GBM, que leva os kits para a coleta do alimento, além de explicarem às mães como fazer a ordenha e a melhor forma de armazenagem. Após uma semana ou quando os frascos estiverem cheios, a equipe retorna à residência para recolher o material coletado e em seguida o leva para as maternidades.  

“Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança", Informa a subtenente BM Luciana Cruz responsável no 2º GBM pela coordenação da atividade. 

Como ser doadora

Mulheres que quiserem se tornar voluntárias e que tenham dado à luz também, em qualquer outro lugar, podem ligar para 75 3602 7156 e solicitar a visita da equipe de bombeiras militares. O projeto conta, ainda, com as doações de potes de vidro com tampa plástica e capacidade para até 500ml, que podem ser levados na sede do 2°GBM.
Bombeiro Amigo do Peito leva leite materno para crianças prematuras há quase 20 anos Bombeiro Amigo do Peito leva leite materno para crianças prematuras há quase 20 anos Reviewed by Aelson fotos on 18:47 Rating: 5

Nenhum comentário