Publicidade

Quixabeirense vive em situação sub-humana no povoado Alto do Capim

Depois de um vídeo circular pelas redes sociais, durante esta semana, o Blog do Ril de Beto, fez uma visita, à residência do Senhor Nelson de Jesus, 66 anos, morador da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, no município de Quixabeira, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. No local, foi comprovado as condições precárias de moradia, que segundo Seu Nelson, vive há mais de dez anos nas mesmas condições. Sem nenhuma estrutura, a casa possui uma sala, uma cozinha e dois quartos, todos em péssimo estado.
Construída em adobos feitos de barro, a residência de Seu Nelson, não possui as mínimas condições de habitabilidade. Esta afirmativa, pode se perceber, através das portas e janelas improvisadas, pisos de chão batido, paredes parcialmente sem rebocos e cobertura com telhas e madeiras velhas e ultrapassadas, evidenciando o estado de estrema pobreza e vulnerabilizar social do morador.
Quando foi questionado pelo banheiro, Seu Nelson informou que a casa não possui e que toma banho dentro de um dos quartos de forma improvisada. A reportagem do Blog do Ril de Beto, foi até o quarto e registrou os sabonetes em cima de uma madeira no chão. A água, ele pega na casa dos parentes, pois a cisterna do quintal está com defeito.

No quarto onde Seu Nelson dorme, foi encontrado apenas uma cama de solteiro antiga com um colchão. As roupas ficam penduradas em um varal improvisado, e numa caixa de papelão dentro do quarto, pois ele não dispõe de uma mala ou um guarda-roupa.
Na sala, visualizamos apenas, um sofá, bem antigo e todo rasgado que serve para seu Nelson receber suas visitas. Nada mais além do sofá. Ele conta de que tinha um rádio velho, porém o mesmo quebrou e não pode comprar outro. "Gosto muito de ouvir o programa Café com Leite, da Quixabeira FM, porém não estou mais ouvindo pois estou sem rádio". Afirma Seu Nelson.

Na cozinha, foi encontrado um fogão de lenha improvisado no canto da parede. Nada de mesa, cadeira, armário, geladeira e filtro. Além do fogão de lenha, apenas um pote de barro e um vaso plástico que serve de reservatório de água. Em uma madeira no chão, foi visto algumas vasilhas que são utilizadas para o preparar as refeições. Alimentos, um pouco de arroz e feijão, em cima da madeira ao lado das panelas.
Sem nenhuma estrutura digna de moradia e de sobrevivência em pleno século XXI, esta é a dura realidade na vida deste homem que mesmo diante de todas as dificuldades, recebeu nossa reportagem com muita alegria. Vale ressaltar, que mesmo já tendo idade para se aposentar, ele ainda não conseguiu o benefício junto ao INSS, e vive basicamente do que recebe do Programa Bolsa Família.

Quem quiser ajudar Seu Nelson, pode encaminhar sua doação em material de construção, móveis ou dinheiro para a sua residência no Povoado de Alto do Capim. Qualquer dúvida entre em contato a reportagem do Blog Ril de Beto: (74) 9 9962 2849(Whatsapp)
Em relação a situação a prefeitura de Quixabeira divulgou uma mota se pronunciando.

Veja:
O Governo de Quixabeira vem a público informa que já está se mobilizando para atender as necessidades de Seu Nelson e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento social dos quixabeirenses.
Informamos que as devidas providências estão sendo tomadas e lamentamos que a situação desse senhor seja utilizada de forma distorcida por algumas pessoas, sendo mudado o foco de em vez de ajuda-lo, buscar atingir a atual gestão e se promover de forma eleitoreira.

Fonte: Blog do Ril e Beto 









Quixabeirense vive em situação sub-humana no povoado Alto do Capim Quixabeirense vive em situação sub-humana no povoado Alto do Capim Reviewed by Aelson fotos on 14:47 Rating: 5

Nenhum comentário