Publicidade

Orquestra usa instrumentos todos feitos de sisal

Depois de se apresentar no município de Tucano, Ichu, São Domingos e Araci, a orquestra Sisaleira chega à Santaluz. O concerto ocorrerá no auditório do Sisal Clube a partir das 18 horas desta quarta-feira (19), durante o Sarau Social promovido pela prefeitura. A prefeita Quitéria Carneiro e as secretárias Aline Cunha, da Assistência Social, e Maria Lucineide, da Educação, estarão presentes no evento.

A orquestra faz parte do projeto o “Som do Sisal”,  que é um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura sisaleira criado em pleno sertão baiano, no município de Conceição do Coité.
 Os instrumentos foram construídos nas oficinas de luteria das atividades do projeto Santo Antonio no Bairro Alto da Colina em Conceição do Coité.  Violões, rabecas, cavaquinhos, ukulelês e violinhas, todos com a madeira do sisal, compõem a inovadora e sustentável orquestra. Esses instrumentos que ganharam forma pelas mãos dos professores de Luteria Teo Nascimento e Webson Santana, também vêm recebendo um toque especial da pirografia artística do jovem Artur Ariston.

Tudo começou em 2012, quando o coordenador artístico da Orquestra Santo Antônio, Josevaldo Nim, convidou o estudante de luteria, Webson Santana, para construir instrumentos musicais com sisal, inspirados na violinha de Buriti que é encontrada no povoado de Mumbuca, Jalapão/TO.
 O reaproveitamento dos resíduos da cadeia produtiva do sisal já é uma realidade no projeto O Som do Sisal, que agora tem um novo desafio de criar sua primeira orquestra. Para alcançar este objetivo estão acontecendo ações de cooperação, formação e intercâmbio cultural em dez municípios integrantes do território do Sisal. As oficinas de iniciação musical estão sendo ministradas nas cidades de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, e os espetáculos ocorrerão em outras sete cidades como Santaluz, Serrinha, São Domingos, Ichu, Tucano, Teofilândia e Araci. Esses municípios receberão ainda exposições fotográficas.

A criação da primeira orquestra com instrumentos de sisal faz parte dos novos desafios que o grupo Som do Sisal busca. A última ação foi a sua primeira turnê internacional, devolvendo o sisal ao México em forma de música patrocinado pelo Fundo de Cultura, a partir do edital de Mobilidade Artística. O projeto recebeu prêmios de inovação e empreendedorismo (FAPESB 2015; LAUREATE BRASIL, 2016), e ganhou notoriedade através de reportagens nos programas Como Será? e Aprovado, na Rede Globo
 Os concertos musicais estão sendo realizados em escolas, espações públicos e culturais com acesso gratuito para o público. O repertório musical é autoral e apresenta a cultura sisaleira nas composições, valorizando e difundindo a história do seu povo. Junto a realização de cada concerto, será montada uma exposição fotográfica que retrate a cultura, a paisagem e a vida do homem sisaleiro. O projeto Orquestra Sisaleira tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura da Bahia.

Fonte Notícias de Santaluz com informações do projeto Som do Sisal
Orquestra usa instrumentos todos feitos de sisal Orquestra usa instrumentos todos feitos de sisal Reviewed by Aelson fotos on 14:09 Rating: 5

Nenhum comentário