Publicidade

Em 18 meses de gestão, Prefeito de Riachão regionaliza a saúde do município

Riachão do Jacuípe, localizada a 186km da capital Salvador, com população de 34.784 habitantes e localização privilegiada, o município de Riachão do Jacuípe administrado atualmente pelo prefeito José Ramiro Ferreira Filho - PSD, com 18 meses de gestão.

Após tomar posse, o prefeito afirmou que iria resgatar a dignidade da saúde dos  jauipenses.

Ações na saúde:

Concessão do hospital municipal
O hospital público que realizava urgência e emergência de forma precária, possuía um centro cirúrgico fora do padrão de saúde e não realizava cirurgias há mais de 5 anos.
Através de um projeto de lei enviado para câmara de vereadores, foi aprovado a concessão do hospital municipal. Para acelerar o desenvolvimento na saúde, o município realizou a reforma do centro cirúrgico.

Após a concessão, o instituto ISAS tomou posse do hospital e em menos de 1 ano já realizou:

- 1.200 consultas com cardiologista, endocrinologista, ortopedista e ultrassonografia

- 5.500 exames complementares

- 300 cirurgias

- 600 exames raio-x

- 16.000 atendimentos

O hospital atende urgência e emergência 24 horas e conta com 2 médicos de plantão.

A meta do prefeito Zé Filho é regionalizar a saúde de Riachão, atualmente o município recebe pacientes de vários municípios vizinhos.

Ainda no seu primeiro ano de gestão, o prefeito solucionou um grande problema, Riachão não possuía serviço de maternidade 24 horas e durante anos, mães jacuipenses tinham seus filhos em Feira de Santana e Conceição do Coité. Mais uma vez o prefeito encaminhou um projeto para câmara, pendindo autorização para conveniar com o Hospital Bom Samaritano, repassando o valor de 30 mil reais ao mês, para serviços de maternidade. Assim as mães jacuipenses, podem ter seus filhos em Riachão.
Assinatura do Convênio com o Hospital Bom Samaritano.
Assinatura do Convênio com o Hospital Bom Samaritano.
MAIS SAÚDE:

No inicio de 2018, foi inaugurado o centro de reabilitação e especialidades. Oferecendo os serviços de:

- Fisioterapia todos os dias

- Pilates

- Ultrassonografia

- Eletrocardiograma

- Pediatria

- Ginecologia

- Nutrição

A marcação para os atendimentos é feita nas unidades de saúde. O centro funciona todos os dias, com um ambiente amplo e climatizado. Além da fisioterapia no Centro de reabilitação e Especialidades, a Secretaria de Saúde do município leva o serviço para as comunidades, Chapada e Barreiros, garantindo a comodidade e um melhor atendimento aos pacientes.

Outro serviço de saúde itinerante que é ofertado para as comunidades mais distantes da sede, é o CAPS ITINERANTE. Levando cuidados e atenção aos pacientes portadores de doenças mentais, esse serviço foi reconhecido pelo COSEMS BA- Conselho Estadual Dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia..
Sala de fisioterapia
Sala de fisioterapia
Inauguração do Centro de Reabilitação e Especialidades
Inauguração do Centro de Reabilitação e Especialidades
Equipamentos para fisioterapia.
Equipamentos para fisioterapia.
MAIS NOTICIAS:

Atualmente a SESAB anunciou ampliação e maior investimento para o município de Riachão: O serviço de maternidade será regionalizado. O prefeito de Riachão do Jacuípe, levou conhecimento da secretaria de saúde da Bahia, os investimentos por parte do município no serviço de maternidade e o aumento da demanda já que o hospital Bom Samaritano, recebe gestantes de outros municípios.

A SESAB informou que o repasse anual vai chegar até 1,3 milhões, além da implantação de três leitos de pré-parto e puerpério (PPP), atendimento 24 horas para gestantes em situação de urgência obstétrica, bem como a implantação de ambulatório para vinculação do pré-natal, ou seja, as pacientes serão assistidas e conhecerão a estrutura previamente onde terão seus filhos.

Serviço de maternidade.
Serviço de maternidade.

Além das conquistas citadas, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe acabou com a fila na Secretaria de Saúde do município. Através de informatização, os pacientes marcam exames, atendimentos e procedimentos na unidade de saúde mais próxima.
A Gestão recuperou uma ambulância e doou para Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses.
A Gestão também inaugurou o PSF da comunidade de Mandassaía
Conquistou uma sala de instabilização, com mais de 15 equipamentos, cedida ao Hospital Municipal.

Através do Governo do Estado, fruto de emendas parlamentares, a gestão Cidade Mãe conquistou 3 ambulâncias e 1 aparelho de raio-x.
 
Fonte Bacia do Jacuípe
Em 18 meses de gestão, Prefeito de Riachão regionaliza a saúde do município Em 18 meses de gestão, Prefeito de Riachão regionaliza a saúde do município Reviewed by Aelson fotos on 16:39 Rating: 5

Nenhum comentário