Publicidade

Três casos de H1N1 são confirmados em Ipirá

Na tarde desta quarta-feira (16), a imprensa local teve acesso a um boletim da Secretaria de Saúde de Ipirá, notificando 05 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pelas siglas SRAG ou SARS. Destes casos, 03 foram confirmados que contraíram o vírus H1N1, 01 de vírus Sincicial Respiratório, e outro foi descartado.

Em contato com Secretario de Saúde, Missinho Jhones, ele confirmou que existe sim estes três casos confirmados no município. Informou que: “está sobre controle, foram tomados todos os cuidados necessários”, além de está recebendo uma atenção especial da vigilância epidemiológica do município.

Questionado sobre quando os casos foram confirmados, ele informou que foi durante essa semana. Entretanto, não informou o dia exato.

Não há informações sobre o estado e a identidade das vitimas.

O que é a Gripe H1N1?

A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

Como o vírus da Gripe H1N1 é transmitido?

A Gripe H1N1, assim como a gripe comum, pode ser transmitida através do contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus.

Segundo o infectologista André Sales Braga, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo entre 24 horas e 7 dias após a contaminação, ou seja, todo cuidado é pouco com as nossas precauções.

Ao contrário do que muitos pensam, não há risco algum de se contaminar com a doença através da carne de porco, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o vírus é transmitido apenas de pessoas para pessoas.

Quais os sintomas da Gripe H1N1?

Como já dissemos, os sintomas desse tipo de gripe são muito parecidos com os da gripe comum. Dentre os sintomas, podemos destacar os mais conhecidos nossos, como:

Febre acima dos 38 ºC;

Dores no corpo;

Dores de garganta e de cabeça;

Tosse seca;

Espirros;

Calafrios;

Fadiga ou cansaço.

Além desses sintomas, é possível, ainda, que também ocorra diarreia e vômito na pessoa infectada, mas esses não são tão recorrentes quanto os acima relatados.

A recomendação é que, ao constatar a frequência desses sintomas, ou pelo menos de alguns deles, você procure ajuda médica para se submeter a um exame clínico e, assim, ter certeza do diagnóstico.

Como posso me prevenir da Gripe H1N1?

Além da ajuda médica, que normalmente indica medicamentos como o Tamiflu ou Relenza para o tratamento da doença, outras dicas são importantes para você acrescentar ao seu dia a dia:

Beba bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;

Lave as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca;

Se não puder lavar as mãos, carregue na bolsa um frasco de álcool em gel para esterilizá-las;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;

Evite o contato muito próximo com alguém infectado;

Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;


Se achar necessário, use máscaras de proteção para não ficar em contato com gotículas contaminadas que estejam no ar;

Vacine-se.



Fonte: Ipirá Notícias

Três casos de H1N1 são confirmados em Ipirá Três casos de H1N1 são confirmados em Ipirá Reviewed by Aelson fotos on 13:56 Rating: 5

Nenhum comentário