Publicidade

Polícia Federal está nas ruas da Bahia e Minas Gerais para prender mais ladrões do dinheiro público

Cerca de 160 agentes da Polícia Federal e 16 da Controladoria Geral da União(CGU) estão nas ruas da Bahia na manhã desta quinta-feira(23), para cumprir 13 mandados de prisão preventiva, 4 de prisão temporária e 41 de busca e apreensão contra um grupo formado por políticos e empresários, além de servidores acusados de fraudar licitações  em contratos na área de educação. O objetivo do grupo era o desvio de dinheiro público.

De acordo com as investigações, a fraude em vários municípios soma R$ 140 milhões  dos quais 45 milhões teriam sido desviados, apenas entre os anos de 2010 e 2016. Ainda conforme o que foi apurado, parte desse dinheiro era repassado para servidores para fraudar licitações na área de transporte escolar e  influenciar outras decisões do governo.

Na Bahia, a ação dos federais ocorre nas cidades de Barra do Choça, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Gandu, Itambé, Jequié, Piripá, Vitória da Conquista, Tanhaçu, Ipirá, Salvador, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto e, em Minas Gerais, na cidade de Mata Verde.

Secretários nomeados pelos prefeitos nos municípios em que o grupo atuava eram escolhidos para participar da corrupção. Durante as investigações, foi descoberto que até a aprovação das contas pela câmara de vereadores do município onde o grupo criminoso atuava era decidida pelo grupo.

Três falsas cooperativas, que pertenciam a um mesmo grupo, vencedoras de licitações recorrentes, desviavam recursos públicos obtidos através de contratos celebrados com vários municípios, na área de transporte, principalmente o transporte escolar.

segundo as investigações, essas cooperativas serviam apenas de “fachada”, e não havia concorrência entre elas pois as vencedoras eram definidas com antecedência.

Estão sendo investigadas a Coopetran (Cooperativa de Transportes Alternativos do Estado da Bahia), a Transcops (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Transportes Alternativos Especiais), e Transcoob (Cooperativa Mista de Profissionais de Transporte e Consumo do Brasil).

O dinheiro desviado nas fraudes servia para financiar campanhas políticas.  Até os candidatos para participarem das eleições eram discutidos e aprovados pelo grupo. A ação da PF está sendo realizado na Bahia em em Minas Gerais.

Agora na BA.
Polícia Federal está nas ruas da Bahia e Minas Gerais para prender mais ladrões do dinheiro público Polícia Federal está nas ruas da Bahia e Minas Gerais para prender mais ladrões do dinheiro público Reviewed by Aelson fotos on 14:37 Rating: 5

Nenhum comentário