Publicidade

CPI aprova condução coercitiva de artista nu e de curador da 'Queermuseu'

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos no Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9), um requerimento para a convocação coercitiva com ajuda de força policial do artista Wagner Shwartz, responsável pela performance de nudez artística “La bête’ no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

A medida também convoca o curador de outra exposição polêmica, a "Queermuseu", Gaudêncio Fidélis. Segundo a Agência Senado, a medida foi tomada uma vez que ambos não responderam ao convite para as audiências da comissão em São Paulo. O objetivo da CPI é investigar suspeitas de maus-tratos contra crianças e adolescentes no país.

Um vídeo gravado durante a performance de Schwart, que ocorreu em  26 de setembro, gerou polêmica porque mostra uma criança, acompanhada da mãe, aproximando-se e  tocando os pés do artista nu, que se manteve o tempo todo imóvel, deitado no chão. La bête", é uma releitura da obra "Bicho", da pintora e escultora Lygia Clark.

A performance e a exposição "Queermuseu"  foram acusadas por setores mais conservadores de incitar a pedofilia e a ideologia de gênero em espaços públicos. A mãe que e teria autorizado a filha a se aproximar do artista nu durante a performance compareceu a uma reunião reservada da CPI, mas preferiu não fazer declarações à imprensa.

Fonte: 
CPI aprova condução coercitiva de artista nu e de curador da 'Queermuseu' CPI aprova condução coercitiva de artista nu e de curador da 'Queermuseu' Reviewed by Aelson fotos on 14:19 Rating: 5

Nenhum comentário