Publicidade

Caravana do MOC em Riachão é marcada por muita emoção

A cidade de Riachão do Jacuípe recebeu nesta quarta-feira (19) a Caravana de comemoração dos 50 anos do Movimento de Organização Comunitária (MOC), entidade que vem ao longo desse meio século desenvolvendo ações com foco de promover um sertão justo.

A Caravana desenvolveu diversas oficinas temáticas, como de gênero, comunicação, educação contextualizada além de audiência pública e intercâmbios de experiências no meio rural, onde foram compartilhadas vários ensinamentos para os participantes como o plantio de alma, estoque de alimentos para os animais, hidroponia de milho (pasto verde).
A caravana dos 50 anos do MOC vem percorrendo várias cidades do interior baiano realizando um conjunto de ações voltadas para a missão e os objetivos estratégicos da instituição, que conta com a ativa e efetiva participação das pessoas com quem a ONG vem construindo sua história, as quais na parte da tarde do evento deram diversos depoimentos contando como as ações da instituição mudaram a suas vidas e de suas comunidades, sendo este um momento de grande emoção.
Em entrevista ao VR14 a diretora geral do MOC, Célia Firmo ressaltou a importância da instituição na transformação de muitas vidas.
 "É emocionante ouvir das pessoas, ver, perceber e sentir o quanto o MOC meche com a vida das pessoas e o quanto temos melhorado, e principalmente o quanto tem feito pessoas felizes então para agente significa que a nossa missão de fato está sendo cumprida  e nos dar mais garra e motivação para continuar essa história," afirmou Célia.

Segundo Celia a passagem da Caravana por Riachão tem uma simbologia muito especial, logo que o município é a terra natal de Albertino Carneiro, fundador do MOC. 
"Riachão do Jacuípe é um dos municípios que tem uma história muito interessante com o MOC, primeiro porquê o fundador do movimento é filho dessa cidade, segundo porquê foi aqui que começamos a atuar, não poderíamos deixar de passar na Bacia do Jacuípe e em Riachão. Para nós era muito importante começar o projeto da Bacia do Jacuípe por Riachão," concluiu Celia.

Sobre o MOC
O Movimento de Organização Comunitária - MOC em funcionamento desde outubro de 1967, é uma entidade civil, de direito privado, para fins filantrópicos e não econômicos, de caráter beneficente, educacional, voltado para o desenvolvimento sustentável da sociedade humana.
A entidade prioriza ações no campo da incidência em políticas públicas, participação social, convivência com o Semiárido, agroecologia, relações sociais de gênero, economia solidária, educação do campo contextualizada, soberania e segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento sustentável, direito à comunicação, entre outros. A instituição desenvolve suas ações baseadas em princípios e valores que fortalecem a sua missão. Dentre eles, estão à transparência, cidadania, justiça, equidade nas relações sociais e as práticas democráticas. Um dos princípios das ações institucionais é a valorização do conhecimento local, dos fazeres, dos sabores e saberes das pessoas, povos, grupos e comunidades, primando pela proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, de jovens, de mulheres, dos povos do campo e comunidades tradicionais contribuindo na construção do desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente sustentável, socialmente justo, cultural e humanamente solidário.

Veja as fotos:

































Da redação do VR14
Eduarda Veezuella e Emanoel Rios 


Caravana do MOC em Riachão é marcada por muita emoção Caravana do MOC em Riachão é marcada por muita emoção Reviewed by Aelson fotos on 20:37 Rating: 5

Nenhum comentário