Publicidade

Embasa oferta exclusivamente água do Açude Jacurici para Queimadas e Santaluz

Barragem da Leste, manancial utilizado anteriormente, entrou em colapso 

A Embasa está captando água exclusivamente na Barragem da Fazenda Correnteza, alimentada pelo Açude Jacurici, para abastecimento dos municípios de Queimadas e Santaluz. A Barragem da Leste, anteriormente utilizada como manancial do sistema, entrou em colapso total na última semana, devido à estiagem prolongada na bacia do Rio Itapicuru.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, a operação do sistema vinha sendo feita de forma alternada entre os dois mananciais, mas, com o esgotamento da disponibilidade da barragem da Leste, a empresa opera exclusivamente com a estrutura implantada em março. “Felizmente, a nova estrutura de adução e captação da partir do Açude Jacurici nos garantiu a possibilidade de manter o abastecimento regular nos dois municípios. Sem essa nova captação estaríamos num cenário de forte restrição de oferta ou até mesmo de suspensão total do abastecimento”, lembra.
Foto: Divulgação Embasa
A instalação de uma adutora e um ponto de captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde é represada água do Açude Jacurici, foi feita um março deste ano de forma emergencial com um investimento de R$3,3 milhões. A ação, executada pela Embasa, atende a mais de 50 mil pessoas nos dois municípios.

Qualidade da água – Com o uso exclusivo da barragem da Fazenda Correnteza para abastecimento, a população pode notar mudanças nas características da água. A água que está sendo fornecida tem teor de cloretos maior do que o habitual e, por isso, apresenta um sabor característico de sais. Esta condição não afeta a saúde e não compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos.

Fonte: ASCOM Embasa

Embasa oferta exclusivamente água do Açude Jacurici para Queimadas e Santaluz Embasa oferta exclusivamente água do Açude Jacurici para Queimadas e Santaluz Reviewed by Aelson fotos on 11:59 Rating: 5

Nenhum comentário