Publicidade

Embasa alerta para economia de água durante festejos juninos de Pé de Serra, Riachão, Gavião e Pintadas



Durante o período dos festejos juninos, o aumento da população sazonal nas cidades do interior da Bahia e as atividades relacionadas à festa podem acarretar um maior consumo de água. Por este motivo, a Embasa alerta os moradores dos municípios atendidos pela barragem de Pedras Altas que mantenham a utilização racional da água neste período. A região passa por uma severa estiagem que baixou o nível da barragem e ocasionou a redução do volume de água fornecido à população.

A barragem de Pedras Altas está com apenas 12,5% de sua capacidade total de acumulação. No ano passado, nesse mesmo período, o volume era de quase 70%. “É um cenário crítico e toda a população precisa intensificar os hábitos de economia, mesmo nos períodos de festa”, alerta o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. “A Embasa já reduziu a retirada de água da barragem e está complementando com água da barragem de São José do Jacuípe. Visando manter o serviço de abastecimento até que tenhamos chuvas suficientes para recompor o volume da barragem a quantidade de água fornecida aos municípios também já foi restringida”, completa.

Os municípios afetados pelo racionamento de água na região da adutora do Sisal são Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente.

Como economizar

A Embasa recomenda que a população tenha caixa d’água com capacidade de reservação suficiente para garantir o consumo do imóvel, mesmo no período dos festejos juninos. O reservatório é fundamental.  

– Escove os dentes, faça a barba ou ensaboe as mãos com a torneira fechada. Abra smente para enxaguar.
– Deixe acumular a roupa e lave tudo de uma vez. Use pouco sabão. Assim você evita enxaguar mais vezes.
– Use sempre o regador para molhar as plantas. Usar mangueira é desperdício de água.
– Na hora do banho, passe o xampu com o chuveiro fechado.
– Quando for lavar o carro ou a calçada prefira usar baldes em vez da mangueira.
– Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave os alimentos em água corrente: use uma bacia.
– Verifique a existência de vazamentos internos e a eficiência dos equipamentos hidráulicos domiciliares.

O grande vilão no desperdício de água em uma residência é o banheiro, pois representa 63% de toda água consumida. Para economizar água nessa área da casa existem equipamentos como a bacia sanitária com caixa acoplada com duplo acionamento, que reduz a utilização do líquido na descarga. Redutores de vazão no chuveiro e na torneira também são alternativas interessantes para contribuir com a economia de água.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602-3799
Embasa alerta para economia de água durante festejos juninos de Pé de Serra, Riachão, Gavião e Pintadas Embasa alerta para economia de água durante festejos juninos de Pé de Serra, Riachão, Gavião e Pintadas Reviewed by Aelson fotos on 09:36 Rating: 5

Nenhum comentário