Publicidade

‘Devolva Meu São João’ Artistas fazem campanha contra sertanejo nas festas juninas


Artistas têm se mobilizado para reivindicar o respeito às tradições durante as festas juninas no Nordeste, que a cada ano ampliam em sua programação a presença de cantores sertanejos.

Para expor o descontentamento com o que consideram uma descaracterização das festas de São João, nomes como Alcymar Monteiro, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga aderiram à mobilização e compartilharam a hashtag #DevolvaMeuSãoJoão.

“Eu fico contente de a nova geração dar prosseguimento nessa coisa tão fantástica que é a nossa identidade cultural. Eu digo pra você que às vezes eu fico preocupado por conta da força da grana que ergue e destrói coisas belas, como dizia o poeta Caetano Veloso. Às vezes me preocupa que o São João, nossa festa tão tradicional e secular, se transforme numa festa paulista dentro do mês de junho nosso.Então, o empresário, que às vezes está por trás disso tudo, a única coisa que ele se interessa é pelo vil metal. É um direito dele, agora, que me preocupa muito essa coisa de plastificar e trazer uma coisa que não é da nossa tradição, não é da nossa região, para tomar conta da festa junina, deixada pelos nossos pais, nossos avós. Você que está me vendo, você é jovem, eu respeito a sua opinião, agora, queria apenas que você nos ajudasse a manter essa tradição, porque um povo, uma nação, como é a nação nordestina, só é respeitada por conta das suas tradições, da sua cultura”, discursou o cantor e compositor cearense Santanna, o Cantador.




Esta semana, Elba Ramalho também se manifestou contra a invasão do sertanejo em uma das mais importantes festas juninas do país, que é a de Campina Grande
A campanha ganhou uma música, intitulada "Devolva o meu São João", com composição de Wagner Carvalho. 


"Santo Antonio, São João e São Pedro/ No meu Nordeste tinha tradição/ Tinha fogueira, rojão, milho assado/ Tinha palhoça, quadrilha e balão/ Toda rua ficava enfeitada/ Toda casa tinha Gonzagão/ 30 dias de chocalho tampado/ São João nunca teve peão/ Esqueceram do meu pé de serra/ Dupla sertaneja não é São João/ Olha pro céu meu amor/ Peço por favor/  Respeite o São João/ Quero ver a sanfona tocando/ Forrozeiro animando/ Xote, forró e baião/ Quero ver a sanfona tocando/ Forrozeiro animando/ Devolva o meu São João", diz a letra.

Fonte: Bahia Noticía
‘Devolva Meu São João’ Artistas fazem campanha contra sertanejo nas festas juninas ‘Devolva Meu São João’ Artistas fazem campanha contra sertanejo nas festas juninas Reviewed by Aelson fotos on 19:30 Rating: 5

Nenhum comentário