Publicidade

Capela realiza o 9º Feirão de Animais e recebe mais de 200 mil mudas de palmas

Durante os dias 19 a 21 de maio, a cidade de Capela do Alto Alegre e região parou para prestigiar o 9º Feirão de Animais do município, uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, tendo como secretario Erivan Santos.
Durante o feirão agricultores familiares do município de Capela receberam mais de 200 mil raquetes de palmas, onde foi entregue nesse sábado, dia 20 de maio. Onde tal distribuição faz parte do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, uma das prioridades do Governo do Estado para viabilizar a convivência com o semiárido, que tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade da caprinovinocultura e da bovinocultura de leite, através do incentivo à formação de reserva estratégica de alimentos.

Em Capela, a distribuição aconteceu via à Cooperativa Agroindustrial de Pintadas – COOAP, Prefeitura Municipal de Capela, Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Consórcio Jacuípe e via a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Segundo Gerinelson, presidente da COOAP, a palma é de estrema importância para os agricultores, pois o mesmo irá conseguir uma reserva estratégica para o período de estiagem.
“Hoje para o agricultor familiar a palma é de estrema importância, onde ele irá conseguir garantir para o seu rebanho uma reserva estratégica para o período de estiagem. Então sem duvidas essa ação de entrega de mudas de palma, irá fortalecer a agricultura familiar, do município e da região, onde o agricultor conseguirá melhorar a sua reserva, assim estando preparado para uma estiagem vindoura.” Disse Gerinelson.

Ainda no sábado à noite os capelenses e visitantes puderam contar com festa dançante, tendo como atração a Banda Sfreca Moleca e a Banda Arreio de Luxo, onde animaram o público presente com muita musica.

Já no domingo, dia 21 de maio aconteceu a final do 1° Torneio Leiteiro de Caprinos de Capela e o 1° Julgamento de Raça de Caprinos e Ovinos, tendo criadores do município e cidades vizinhas quais fazem parte do Território Bacia do Jacuípe e de territórios vizinhos como o caso de Seu Adalto Mota de Conceição do Coité, que faz parte do Território do Sisal, que participou do 9º Feirão de Animais.
O prefeito Dr. Nei reforçou o compromisso em seguir potencializando as ações de apoio aos agricultores familiares.  

‘’ São ações como esta que fortalecem nossos agricultores no período da longa estiagem. Reafirmamos nosso compromisso em priorizar essa economia oriunda da agricultura familiar tão importante para o desenvolvimento de Capela. Estaremos sempre abertos para diálogos que venham potencializar a vida dos nossos agricultores’’. Disse Dr Nei.
Segundo Erivan, além da comercialização de animais,  o Feirão foi um movimento a mais no ano para os produtores capelenses.
“Nosso Feirão de Animais, já uma tradição em nosso município, vindo agora a sua 9ª edição, onde esse ano mesmo diante a crise hídrica, nós decidimos em realizar o Feirão. Onde entendemos que além da comercialização de animais, seria um movimento a mais no ano para esses produtores. O nosso município com esse Feirão irá conseguir formar um montante muito significativo, onde circulou em nossa cidade por três dias o movimento de pessoas não apenas do município, mas de cidades vizinhas, onde os mesmo prestigiaram e comercializaram dentro da cidade.” Disse Erivan Santos. 















Da redação do HORA1 NOTÍCIAS
Wemisson Santos
 
Capela realiza o 9º Feirão de Animais e recebe mais de 200 mil mudas de palmas   Capela realiza o 9º Feirão de Animais e recebe mais de 200 mil mudas de palmas Reviewed by Aelson fotos on 14:42 Rating: 5

Nenhum comentário