Publicidade

Secretaria de Assistência Social de Ipirá visita os trabalhadores do lixão

A secretária municipal de Assistência Social Denise Freitas, esteve na tarde desta segunda-feira 27 de março  no lixão de Ipirá, para conhecer de perto a realidade sub-humana em que aproximadamente 30 famílias retiram do lixo o seu sustento, após tomar conhecimento das reportagens produzidas pela equipe do VR14 e do Caboronga Notícias, relatando o trabalho duro que os badameiros enfrentam no dia a dia.

VEJA A MATÉRIA:
A secretária chegou acompanhada de Assistentes Sociais, Psicóloga, Orientadores Sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes do Conselho Tutelar. No local a equipe conversou com as pessoas e pode sentir de perto as carências de cada um. Após análise de cada caso, a secretária se comprometeu elaborar um plano de ação envolvendo as secretarias de Educação, Saúde e Educação, para amenizar o sofrimento dos catadores.
Técnicos estarão acompanhando e distribuindo kits de EPI para os catadores, bem como também regularizando a vida social de cada um. Carlos, que mora em um barraco no lixão e foi acometido de um derrame, o que impossibilitou sua locomoção, não possui documento. Apresentou para a assistente social um registro todo em pedaços.
 
As reportagens do Caboronga Notícias, da Ipirá FM e Asscom da Prefeitura, acompanharam a equipe e puderam ouvir da secretária que após a regularização da documentação de Carlos, ele será inserido no Benefício de Prestação Continuada “BPC”, benefício que é destinado a pessoas com deficiência e que não possui nenhuma renda familiar. Já o irmão que sofre de problema relacionado ao alcoolismo será submetido a acompanhamento pela equipe do CAPS.
 
Os catadores do lixão de Ipirá já receberam ajuda de diversas campanhas sociais, realizadas por grupos anônimos como o SOS Doações, Barracão dos Lances, Escola de Balet Passos Firmes e agora com a campanha Kilo do Bem do grupo de jovens da paróquia que originou a reportagem do VR14.

Como imprensa, temos a certeza de que cumprimos nosso papel social. Cabe agora os poderes constituídos colocarem em prática soluções plausíveis que possam oferecer condições dignas de trabalho para aquela gente que do lixo retiram o sustento de suas famílias.

Fonte: Caboronga Notícias
Fotos: ASCOM Prefeitura de Ipirá
Secretaria de Assistência Social de Ipirá visita os trabalhadores do lixão Secretaria de Assistência Social de Ipirá visita os trabalhadores do lixão Reviewed by Aelson fotos on 14:18 Rating: 5

Nenhum comentário