Publicidade

Mairi: AMPED celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A AMPED – Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência celebrou nesta segunda-feira, 02 de dezembro 2013, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, recebendo o Grupo Criando Asas e os contramestres Daí e Lu para uma apresentação especial, com o objetivo de simbolizar a busca pela liberdade.
“O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dessas pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em1982 ”.

Em todo o país existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em Mairi, estima-se que 5% da população seja composta por este segmento.

Em 2013, a AMPED cadastrou 270 pessoas com deficiência da zona urbana e Distrito de Angico. Nas demais localidades do município, tal cadastramento será realizado no próximo ano.

Com base no referido cadastro, a AMPED deu inicio a um estudo o qual já aponta que o indicie de analfabetismo é muito grande dentre as pessoas com deficiência existentes no município de Mairi. Aponta ainda que a maioria dessas pessoas depende dos benefícios sociais do Governo Federal para sua subsistência e em muitos casos têm esses benefícios como única fonte de sobrevivência de toda família. 

Esperamos que brevemente as pessoas com deficiência tenham acesso pleno à educação para terem condições de transformar esta realidade.
Mairi: AMPED celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Mairi: AMPED celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Reviewed by Aelson fotos on 13:11 Rating: 5

Nenhum comentário