Publicidade

Municípios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca

Conceição do Coité foi um dos contemplados.
caminhões pipa
Mais 71 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (4) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Apenas nesta entrega, foram investidos R$ 19,8 milhões na aquisição dos veículos, com recursos provenientes da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.
O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis  comemorou bastante o benefício, disse que será de utilidade muito grande nesse momento que o povo tanto clama por água.O gestor que decretou situação de emergência em março deste ano, renovou o decreto em junho e setembro, e não contava com um caminhão-pipa para reforçar o abastecimento de água. “Gastamos em média R$ 50 mil com locação de carros-pipa e a demanda é muito grande”, disse. O prefeito ficou impressionado com o avanço tecnológico do veículo, que possui inclusive computador de bordo. A capacidade do tanque é 12 mil litros.

As prefeituras contempladas contam ainda com capacitação técnica para os condutores dos caminhões. Realizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), o treinamento é dividido em parte teórica, parte prática e check list dos equipamentos.

Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a complementação do Estado aos kits mecanizados doados pelo governo federal reforça ações como a melhoria de estradas vicinais e aguadas. “Este complemento faz com que municípios sem recursos para a compra desse tipo de equipamento tenham condições de melhorar as estradas, fazer a limpeza de aguadas e trabalhar a agropecuária como um todo”.
Além de caminhões-pipa, as prefeituras que preencherem os critérios recebem pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, totalizando até cinco equipamentos para cada município.

Informações da SECOM-BA /SECOM – Coité

Municípios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca Municípios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca Reviewed by Aelson fotos on 08:34 Rating: 5

Nenhum comentário