Publicidade

Euclides da Cunha I – Otto Alencar visita obras e inaugura estrada durante festejos de 80 anos de emancipação

Vários prefeitos e ex-prefeitos da região filiados ao PSD, partido de Otto foram prestigiar o governador em exercício.
80 anos de euclides da cunha - des
O governador em exercício, Otto Alencar (PSD), participou durante toda manhã e inicio da tarde de quinta-feira (19) de uma extensa agenda de visitas às obras que estão sendo realizadas no município de Euclides da Cunha e finalizou com a inauguração da pavimentação asfáltica da BA-220, trecho que liga Euclides da Cunha ao povoado de Aribicé, com 28 km de extensão. O ato fez parte da programação de comemoração dos 80 anos de emancipação política do município.
O governador em exercício, acompanhado da prefeita Fátima Nunes (PSD) e do deputado federal José Nunes Soares (PSD), visitou os bairros Pau Miúdo, Caixa d’Água, Alto Alegre, Nova América, Duda Macário e Jeremias onde estão sendo executadas obras de pavimentação no montante de 30 mil metros quadrados de calçamento. Nos bairros de Nova América e Caixa d’água, a comitiva visitou as obras de construção de duas academias de saúde.

A prefeita Fátima Nunes destacou a importância da escola modelo, que está na fase de acabamentos e falou ao CN que estava muito feliz pelo resultado do esforço visando manter  o município de Euclides da Cunha na posição de melhor cidade da região nordeste do estado e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Fátima reuniu os amigos para o café da manhã na sede da escola modelo, saindo para o roteiro de visitas.
A prefeita lembrou também que a Prefeitura está construindo nos bairros Duda Macário e Nova América, duas creches modelo e está em fase de conclusão a segunda etapa do Conjunto Residencial Nossa Senhora das Graças, com 370 unidades destinadas a família de baixa renda, em parceria com o governo federal e o governo estadual, no Projeto Minha Casa, Minha Vida. “Só sabe o valor social destas obras aquela mãe que não tem com deixar seus filhos para ir trabalhar e aquelas famílias que pagam aluguel e agora vão morar debaixo do próprio teto”, concluiu.  
O centro de cultura também foi incluído no roteiro de obras visitadas, bem como a construção do campus do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, situada às margens da BR 116. O deputado Zé Nunes fez questão de mostrar pessoalmente o andamento das obras e considerou a mais importante conquista do município, pois o IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui estrutura diversa e muito mais ampla além de oferece desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até à graduação e pós-graduação. Serão investidos nesta obra R$ 8.851.787,70.
No bairro das Populares, o governador em exercício visitou a Praça do PAC II cujos equipamentos estão sendo construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e conta com um cineteatro, telecentro, biblioteca, sala multiuso, pista de skate, espaço criança, ginásio poliesportivo, anfiteatro, pista de caminhada, além de espaço para ginástica, jogos de mesa, passagem, apoio, sanitários, unidade do CRAS, vestiários e campos de areia.  Ainda no bairro das Populares, a comitiva visitou os stands onde estavam sendo realizadas as atividades do Dia da Cidadania, onde foram oferecidos serviços de aferição de pressão e glicemia, ação de controle do tracoma, corte de cabelo, palestras educativas, distribuição de preservativos, atendimento psicológico e em assistência social, além de participar do desfile das escolas Nossa Senhora da Conceição e Durvalina Abreu de Andrade, além de exposição de artesanato e apresentação teatral.
Após visitar as obras, aconteceu no contorno de acesso ao povoado de Aribicé, o ato de inauguração da pavimentação asfáltica dos 29 km da BA-220, obra, segundo o deputado federal José Nunes, reivindicada há muitos anos pelos moradores da região e vai beneficiar cerca de 80 mil habitantes dos municípios de Banzaê, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Monte Santo e Ribeira do Pombal.
“Sinto que cumprir o meu dever ao ver sendo entregue uma obra pela qual eu solicito ao governo desde 2011 e que vai impactar positivamente toda a região, pois representa mais investimentos que estimulam a geração de emprego e renda, além de permitir avanços nas mais diversas áreas”, comemorou o parlamentar baiano.

Para Otto Alencar, a BA-220 tem grande importância para a economia da região, por ser o elo entre três rodovias federais, a BR-407, a BR-116 e a BR-110. “Grande parte dela já foi concluída. Fizemos de Cícero Dantas até a divisa de Sergipe, vamos inaugurar de Andorinhas até Senhor do Bonfim, hoje inauguramos o trecho de Euclides da Cunha até Aribicé e o próximo passo é fazer até Banzaê e o entroncamento da BR-110”, afirmou Alencar. Vale lembrar que também já foi iniciada as obras de 24 km ligando Monte Santo ao Distrito de Pedra Vermelha que também corresponde a BA 220.
 
O deputado estadual Vando Almeida (PSC), destacou a importância da estrada e a simbologia de ser entregue na data de aniversário do município, ou seja, quando Euclides da Cunha completou 80 anos. Vando disse que esta rodovia é muito importante para o estado e que fosse também lembrado a reforma do trecho que liga Euclides da Cunha/Monte Santo.  

Na obra foi investidos R$ 13 milhões e foi realizada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e vão melhorar as condições de tráfego para os cerca de 520 veículos que circulam diariamente na rodovia, facilitando o escoamento da produção agrícola, baseada nas culturas de feijão, milho e mandioca, além da pecuária e da produção de mel de abelhas.
Otto estava no exercício da função de governador desde de domingo (15) e encerrou com a visita a Euclides da Cunha. O governador Jaques Wagner aproveitou estes dias para descansar.

Por fim, a noite foi realizada 5ª Micareta e contou com dois trios elétricos onde se apresentaram as bandas Psirico, Duas Medidas e Alexandre Peixe.

Conheça um pouco da história de Euclides da Cunha - Inicialmente chamado de Cumbe, o município passou a denominar-se de Euclides da Cunha, em 1938, em homenagem ao historiador campanha de Canudos, autor da obra clássica da literatura brasileira “Os Sertões”.
80 anos de euclides da cunha - 9
O município possui jazidas inexploradas de ardósia, calceta, cristal de rocha, além de pedra calcária. Na atividade econômica, destacam-se a agricultura, com ênfase na produção de feijão, milho mandioca, mamona, além do sisal, e a pecuária, que conta com rebanhos bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e muares.

Euclides da Cunha é um dos mais importantes centros urbanos da região, pois conta com um Juizado de Pequenas Causas, hospital, clínicas médicas, estabelecimentos bancários, além de campus da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
Da redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas

Euclides da Cunha I – Otto Alencar visita obras e inaugura estrada durante festejos de 80 anos de emancipação Euclides da Cunha I – Otto Alencar visita obras e inaugura estrada durante festejos de 80 anos de emancipação Reviewed by Aelson fotos on 16:02 Rating: 5

Nenhum comentário