Publicidade

Identificado mendigo que vivia nas ruas de Coité. CAPS levou até a família em Aracaju

Depois de 19 anos, Nilton está de volta aos braços da sua família, aos cuidados do CRAS e encaminhado para o CAPS de Aracaju no intuito de zelar pela continuidade do seu tratamento e cuidados com sua família.
Nilton e sua numerosa família
A Justiça de Conceição do Coité através do juiz Gerivaldo Alves Neiva,após solicitação do Centro de Assistência Psicosocial – CAPS pediu a internação de um mendigo que vivia nas ruas do centro de Conceição do Coité, no inicio deste mês (julho) e que o mesmo fosse identificado pela Departamento de Polícia Técnica – DPT de Feira de Santana, já que o mesmo era conhecido apenas por “Rasta” na ocasião a atitude foi até criticada, da maneira como ele foi tirado das ruas, com ação da PM, segundo a direção do CAPS após todas as tentativas pacificas para ele aceitar viajar para internamento.
Eis que cerca de duas semanas depois de internado, o mesmo recebeu tratamento e foi identificado, fato que emocionou a coordenadora do CAPS Maria Fernanda Sampaio que pediu ao pedagogo Márcio Bary para o acompanhar até Aracaju,  na última sexta-feira,18, para devolvê-lo a família.

“Nilton Santos Alves, esse é o nome daquele mendigo que encontrava-se perambulando por diversos estados do Brasil com surto psicótico devido a um grande choque emocional, sem memória, sem documentos, sem norte até chegar a Conceição do Coité. Extraemamente magro, com roupas sujas e puídas, cabelos que lembrava os “rastafáris”. Não recebia doações de ninguém, muito menos alimentos ou água potável, comia lixo, tomava água de córregos e chuva, dormia nas ruas, não respondia nada que lhe era perguntado.O CAPS de Conceição do Coité passou a fazer tentativas de abordagens diárias por entender que visivelmente o mesmo apresentava sintomas de transtorno mental e o colocava sua própria vida em risco.Como todas as abordagens feitas não tiveram sucesso, o CAPS requereu ao Juiz da Comarca de Coité, Gerivaldo Neiva, a internação compulsória e temporária do mesmo no Hospital Especializado Lopes Rodrigues visando alcançar sua recuperação para que logo em seguida o CAPS pudesse agir na sua (re)inserção social, comunitária e familiar. E felizmente, foi o que aconteceu” contou com felicidade Fernanda.
Logo que recuperou sua sanidade mental Nilton recebeu alta no Hospital Estadual Lopes Rodrigues,em Feira de Santana, o CAPS-Coité enviou um técnico da unidade, o pedagogo Márcio Bary Ferreira, para dar início a busca pela identidade e resgate da vida do andarilho. E quem antes era identificado como “Mendigo Rastafári” pelas pessoas, passou a Nilton Santos Alves.

Nilton auxiliou nas informações para que a equipe do CAPS pudesse encontrar sua cidade natal e consequentemente sua família. Ao checar a veracidade das informações, o CAPS foi até Aracaju-SE levando Nilton e foi onde começou o “final feliz” deste impressionante história.

“Nilton tem mãe viva, a senhora Maria Iracy Santos e uma numerosa família. Um reencontro de arrancar lágrimas de todos!” contou emocionada a coordenadora.

Segundo ela foi informada, Nilton passou 19 dos seus 39 anos perambulando em diversos estados do Brasil após levar um tiro e perder sua avó materna. Possui ensino médio completo, já foi casado e trabalhou como soldador em empresas como Petrobrás e Metrofret.

Hoje está de volta aos braços da sua família, aos cuidados do CRAS e encaminhado para o CAPS de Aracaju no intuito de zelar pela continuidade do seu tratamento e cuidados com sua família.

“Após feita as orientações à família de Nilton, o CAPS voltou vitorioso e feliz por mais um trabalho cumprido e de sucesso acrescentou a coordenadora do CAPS, Maria Fernanda Sampaio, “este caso servirá como referencia para o trabalho com pessoas em situações de altíssima vulnerabilidade e de como utilizar as ferramentas que o SUS E SUAS oferece”, concluiu.

Da redação CN * informações e fotos: CAPS

   
Identificado mendigo que vivia nas ruas de Coité. CAPS levou até a família em Aracaju Identificado mendigo que vivia nas ruas de Coité. CAPS levou até a família em Aracaju Reviewed by Aelson fotos on 11:27 Rating: 5

Nenhum comentário