Publicidade

Sistema de Abastecimento de Água do Sisal terá revezamento da água das Barragens de Pedras Altas e de São José do Jacuípe

A Barragem de Pedras Altas, que fornece água para a população de 12 sedes municipais e mais de 170 localidades de 22 municípios na região do Sisal teve seu nível reduzido com a severa estiagem que atinge o semiárido baiano. As recentes chuvas que caíram na região da barragem, localizada no município de Capim Grosso, não foram suficientes para recuperar o volume de água. Por isso, para prolongar o fornecimento de água doce na região, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai alternar, a cada 15 dias, a distribuição de água entre as barragens de Pedras Altas e de São José do Jacuípe até o próximo ciclo de chuvas, previsto para dezembro.
A partir de 1º de junho, nos primeiros 15 dias de cada mês (primeira quinzena) a população receberá água da Barragem de São José do Jacuípe e nos 15 dias seguintes (segunda quinzena), água da Barragem de Pedras Altas. De acordo com o diretor de Operação e Expansão da Região Norte, Eduardo Araújo, a medida foi necessária, pois a Barragem de Pedras Altas está com apenas 14% da sua capacidade total. “A Bahia enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos e os níveis das barragens no semiárido estão baixando a cada dia. Tomamos essa medida com o intuito de preservar a Barragem de Pedras Altas e, ao mesmo tempo, permitir que a população continue a receber água doce”, ressaltou.

O volume de água será o mesmo que já vem sendo fornecido. Mesmo assim, é importante que todos usem menos água e evitem o desperdício. Os moradores receberão, junto com a conta de água, um folheto explicativo sobre a distribuição de água e com importantes dicas de economia de água.
Localidades 
Município de Várzea da Roça: Quilombo, Várzea do Meio, Chico Paixão, Chapada, Canudos, Cruz de Almas, Campo São João, Bispador, Fidelcina, Lagedo Domingos, Morrinhos.
Município de Capela do Alto Alegre: Sede de Capela do Alto Alegre, Chico Tibúrcio, Tanquinho, Lagedinho, Beira Rio, Campo Alegre, Capelinha, Ipiraí, Conceição, Marreca, Lagoa das Flores, Contorno, Bispador e Lagoa dos Lírios.
Município de Pintadas: Sede de Pintadas, José Amâncio e Antonio Gomes.
Município de São José do Jacuípe: Sede de São José do Jacuípe, Itatiaia, Melancia, Nova Campina e Pau de Colher.
Município de Gavião: Sede de Gavião, Varginha, Vieira e Cabaças.
Município de São Domingos: Sede de São Domingos, Santo Antônio, Vila África, São Pedro, Morro Branco, Lagoa da Torre, Sítio Novo, Lagoa Coberta, Cabana, Jurema e Ouro Verde, Morro do Mamote, Peões, Penhasco, Caititú, Boa Fé, Cajazeira II, Lapinha e Alto do Licuri.
Município de Valente: Sede de Valente, Ferros, Mané Lagoa, Everaldão, Santa Rita de Cássia, Ponta D'água, Alto Bonito, Barriguda, Boa Vista, Recreio, Lagoinha, Bezerra, Ladeira, Piana, Baixa, São Paulo, Santana, Tanquinho, Mato Grosso, Jitirana, Limoeiro, Feira do Pau, Junco, Cabochá, Cajueiro, Lagoa das Pedras, Varginha, Serra do Pintado, Poço, Boi Novo, Boi Velho, Queimada do Curral, Queimada do Meio, Valilândia e Ichu.
Município de Retirolândia: Lagoa do Canto e Peões.
Município de Nova Fátima: Sede de Nova Fátima, São Francisco, Santo Antônio, Alto Bonito (Dedego), São Joaquim, Jurubeba, Ingazeira, Queijo, Sinuque, Pituba, Capoeira de Baixo, Jabuticaba, Caldeirão, Alto Bonito (Mané Grande) e Tamboril.
Município de Conceição do Coité: Ipueirinha, São Roque, Almas e Nova Troca.
Município Pé de Serra: Sede de Pé de Serra, Poço, Tabuleiro de Santo Agostinho, Cascalheira, Lagoa do Curral, Novo Ouricuri, e Pedra Bonita.
Município de Ichu: Sede de Ichu e Casa Nova e Laranjo.
Município de Candeal: Sede de Candeal e Sítio.
Município de Santa Barbara: São Nicolau e Tomba.
Município de Capim Grosso: Sede de Capim Grosso, Água Nova, Caiçara, Peixe.
Município de Santa Luz: Pereira, Algodões de Santa Luz e Barreirinho.
Município de Queimadas: Riacho da Onça.
Município de Quixabeira: Jaboticaba, Várzea do Poço, Maracujá.
Município de Caém: Micaela e Piaba.
Município de Jacobina: Água Fria, Alagadiço, Aroeira, Baixa do Couro, Boa Vista I, Boa Vista II, Contorno de José Gonçalo, Estrada Nova, Santa Rita, Jibóia, Jurema, Lameiro, Mandassaia, Maninho, Mucambinho, Pau D’arco, Pau D’arquinho, Pedrinha, Peral, Pintadas, Rodeador/Capim, Açu, Salobra, Tamburi, Várzea de Naninha, Várzea de Curral, Várzea Nova e Várzea Nova II.
Município de Riachão do Jacuípe: Sede de Riachão do Jacuípe, Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraíba, Sítio Novo, Mocó, Lagedinho, Chapada, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Baixa Nova, Campo Alegre, Terra Nova de Campo Alegre, Barro Preto, Campinas, Nova Esperança (Furrupa), Açude, Cancela Preta e Casa Nova de Riachão.
Município de Ipirá: Bonfim de Ipirá e Alto Alegre.
Sistema de Abastecimento de Água do Sisal terá revezamento da água das Barragens de Pedras Altas e de São José do Jacuípe Sistema de Abastecimento de Água do Sisal terá revezamento da água das Barragens de Pedras Altas e de São José do Jacuípe Reviewed by Aelson fotos on 19:20 Rating: 5

Nenhum comentário