Publicidade

Cardeal argentino é o novo papa e será chamado Francisco I

Jorge Mario Bergoglio, Francisco I, é o primeiro papa latino americano.
V 
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Antes de ser escolhido, ele era arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta de 19h06 locais (15h06 de Brasília).
Minutos depois, o cardeal protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, apareceu na sacada do Palácio Apostólico para saudar os fiéis na Praça São Pedro, nos sete idiomas mais populares dos países católicos. O cardeal disse apenas “irmãos e irmãs” em cada um dos idiomas.

Após saudar os fiéis, o cardeal leu um texto em latim. Só então Jorge Mario Bergoglio apareceu para o público. O religioso faz uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro e rezou, em italiano, o Pai Nosso e a Ave Maria.

Bergoglio obteve ao menos 77 dos 155 votos. Cardeais de todo o mundo estavam reunidos desde terça-feira (12). Na manhã desta quarta, duas votações acabaram sem acordo. Havia especulações de que o conclave durasse até a próxima semana.

Cinco cardeais brasileiros participaram da escolha: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.
Os 155 cardeais de todo o mundo estavam reunidos desde terça-feira (12). Na manhã desta quarta, duas votações acabaram sem acordo. Havia especulações de que o conclave durasse até a próxima semana.
 Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta de 19h06. O conclave foi convocado após a renúncia de Bento XVI – anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro. O alemão Josef Ratzinger deixou o cargo após oito anos e teve um pontificado marcado por crises e divisões internas.

Bergoglio deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.

Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.

Fonte: Correio e Agência Brasi

Cardeal argentino é o novo papa e será chamado Francisco I Cardeal argentino é o novo papa e será chamado Francisco I Reviewed by Aelson fotos on 18:42 Rating: 5

Nenhum comentário