Publicidade

Capela do Alto Alegre – Mulheres que marcaram história foram homenageadas na Câmara de Vereadores

As homenagens foram a todas ex-vereadoras e ex-prefeita.
câmara de capela - homenageia as mulheres - des
Com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre, realizou na noite de segunda-feira (11), uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento homenageou todas as mulheres que exerceram mandatos no legislativo e Lúcia Nunes, a primeira mulher a exercer a função de prefeita do município.

A leitura bíblica que antecede o ritual da sessão foi lida pela servidora aposentada do poder legislativo, Paulina Madalena Santos, que ingressou no serviço público como secretária da Câmara Municipal, auxiliando na organização da primeira Sessão Plenária e permaneceu até abril de 2012.
câmara de capela - homenageia as mulheres - Osvalci
A presidente da Câmara, Osvalci Araújo Parente (PP) abriu os trabalhos dizendo a todos que o momento era de festa e homenagens às mulheres pela passagem do dia internacional das mulheres, que foi comemorado na sexta-feira, 08 de março. “Estamos homenageando ás mulheres, em especial as capelenses, mulheres de fibra e de luta e sobre tudo com larga trajetória de conquistas, motivos pelos quais nos reunimos nesta noite para reverenciar a todas vocês”, afirmou a progressista.
Osvalci Parente, idealizadora da sessão, falou que, a exemplo de Dilma Rousseff, gostaria de ser chamada de “presidenta” e justificou as nove mulheres homenageadas como batalhadoras na luta por uma sociedade justa e igualitária. “Sabemos o tamanho da importância que todas aqui contribuíram para o crescimento do município”, concluiu.

A ex-prefeita Lúcia Maria Nunes de Lima foi prefeita no período 2005/2008, vice-prefeita entre 2000/2004, primeira dama do município, pois seu esposo Honorino de Oliveira Costa, Dú, foi o primeiro prefeito, ela que exerceu também a secretária de educação. Impossibilitada de comparecer a sessão, sua irmã Maristela Nunes de Lima, atual secretária de educação, a representou e lembrou que a vida pública de Lúcia representa um marco na história.
Os vereadores foram convidados a sentarem em local reservado no auditório, enquanto as homenageadas ocuparam o plenário e usaram a tribuna.
A atual primeira dama Cristina Silva, foi a primeira a falar. Ela disse  em seu pronunciamento que o momento era de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e reconheceu os avanços nas últimas décadas.
O prefeito Joseney dos Santos Silva (PTB) permaneceu toda solenidade ao lado da esposa. Ney do Banco, como é conhecido o prefeito, destacou a importância das mulheres no município e lembrou que foram fortes e capazes de superarem os preconceitos e conquistaram espaços de trabalhos e na vida pública e citou o exemplo da secretária de administração e finanças, Simone Santos, que, segundo ele, tem realizado um grande trabalho nesta gestão. O vice-prefeito Carlos de Oliveira Carneiro (PP) também participou do evento.

A ex-vereadora Josabete Sapucaia Costa, conhecida por Dona Dete, hoje residente em Nova Fátima, foi a primeira mulher a presidir o poder legislativo e responsável pela instalação da câmara. Ela exerceu no período de 1986/1988 e a presidência da mesa diretora no biênio 1986/1987. Ao falar na sessão, ela comemorou que todos os onze vereadores da época estão vivos.
A professora Andreia Oliveira, foi homenageada como frequentadora assídua das sessões ordinárias e solenes. Ela disse que tem este compromisso semanalmente por entender da missão em ser cidadã vigilante em busca do progresso de Capela.
Iraci Santos Araújo, esposa do saudoso Osvaldo Fernandes Araújo, prefeito por dois mandatos, ou seja, nos períodos de 1989/1993 e de 1997/2000, mãe da presidenta Osvalci Araújo, foi vereadora no período de 1986/1988 e falou sobre a importância da humildade e amar o próximo, requisitos para obter vida longa. Ela agradeceu a Osvalci pela festa de valorização da mulher e falou sobre a capacidade de Osvalci na condução dos serviços públicos.
A ex-vereadora Ana Barbosa do Carmo,(de vermelho) mãe de cinco filhas, aconselhou os vereadores que estão no exercício exerçam seus mandatos a serviço de todos e não de poucos. 

A ex-vereadora Marialva Mendes,” Xuxu”, que exerceu dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004), estava viajando a negócios em São Paulo e foi representada pela cunhada Maria Leda dos Santos Reis.
Maria Adalgisa do Prado Maciel, esposa do empresário Jovelino Alves Maciel, (falecido), homem que marcou a história do município, foi vereadora no período 1993/1996. Dona Tico, como é conhecida, mãe de dez filhos, em seu pronunciamento demonstrou preocupação com a saúde e educação do município.
Mirande Almeida de Oliveira e o esposo Hidelbrando Baldoino de Oliveira exerceram mandatos legislativos. Ela foi vereadora no período 1993/1996 e na tribuna fez a leitura salmo 127, capitulo 01 e finalizou lembrando que todo dia é dia da mulher, pois cuida da casa, do trabalho, dos filhos, portanto exerce um papel importante na sociedade.
Foi exibido um vídeo em homenagem ao dia das mulheres, produzido por Telaria Rosa, a cantora Joana Angélica e o casal Woode Alen e Sheila Suelen, realizam apresentações musicais e a jornalista Mirian Oliveira conduziu o cerimonial. Ao final foram distribuídas flores as mulheres que compareceram ao evento, cuja distribuição foi feita pelo prefeito, vice e vereadores.


Capela do Alto Alegre – Mulheres que marcaram história foram homenageadas na Câmara de Vereadores Capela do Alto Alegre – Mulheres que marcaram história foram homenageadas na Câmara de Vereadores Reviewed by Aelson fotos on 18:13 Rating: 5

Nenhum comentário