Publicidade

Capela do Alto Alegre – “Ação Cidadã” marcou o Dia da Mulher

Durante o evento, o prefeito Ney do Banco, acompanhado da primeira dama e pelos secretários Germinio Soares, da Saúde e Valdoberto Martins dos Santos, visitou toda área dos stands, conversou com as pessoas e ouviu reivindicações.
dia da mulher em capela-4
A Prefeitura de Capela do Alto Alegre, município localizado no Território do Jacuípe, realizou no final da tarde e inicio da noite de sexta-feira (08), na cobertura do Centro de Abastecimento, um encontro organizado pelas secretarias de Assistência Social e Saúde para comemorar o dia internacional da mulher.
O evento foi aberto pelo prefeito Joseney da Silva Santos (PTB) que enalteceu o trabalho das mulheres e a importância do papel que elas exercem para toda família e sociedade. “Hoje comemoramos o dia da mulher, mas todo dia é da mulher. Tenho um carinho muito especial por todas as mulheres de Capela”, afirmou Ney do Banco, como é conhecido.

Ao final do ato, o prefeito posou para uma foto ao lado de Alcione Peixoto, quatro filhos, funcionária do SICOOB há 13 anos, entidade que Ney ajudou a fundar e, segundo ele, de extrema importância para todo território do Jacuípe. Na programação, aconteceram palestras e distribuição de um amplo material, organizado pelo Núcleo de Atenção à Mulher e sobre saúde, e, na oportunidade foi montado um stand com profissionais realizando distribuição de panfleto educativos como combater a dengue, medição da pressão arterial, testes de glicemia além de serviços de salão de beleza.
Ercília Mota, coordenadora da atenção básica, considerou o evento muito importante, pois foram atendidas aproximadamente 200 pessoas e os problemas detectados foram devidamente anotados e os agentes de saúde irão localizar.Uma equipe de enfermeira vai inscrever no HIPERDIA, ou seja, um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos. Segundo Ercília,além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo em que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico da população, e o consequente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social, “uma preocupação do prefeito municipal”, concluiu.
Durante o evento, o prefeito Ney do Banco, acompanhado da primeira dama Cristina Santos,  pela secretária de finanças Simone Santos e os secretários  Germinio Soares, da Saúde e Valdoberto Martins dos Santos, Assistência Social e a presidente da Câmara Osvalci Parente visitou toda área dos stands, conversou com as pessoas e ouviu reivindicações.A vereadora Osvalci Fernandes (PP), presidente da Câmara, falou que as homenagens prosseguem na segunda-feira, quando acontecerá uma sessão solene para homenagear estas sete mulheres que exerceram este papel importante no poder legislativo, inclusive a primeira presidente da Câmara de foi uma mulher.A sessão acontecerá ás 19hs.
Para o secretário Valdoberto Martins, o primeiro órgão de defesa da mulher no município, o Centro de Referência em Atenção à Mulher, que se integra a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, prevista no Pacto Estadual de Políticas para as Mulheres, instalados a partir de parcerias entre a Secretaria de Promoção da Igualdade e o município, está com pendencia deixada pelo governo anterior, motivo de inadimplência.

Beto, como é conhecido o secretário, aproveitou o momento para comunicar que segunda-feira (11), acontecerá o primeiro encontro dos integrantes do programa Bolsa Família do município com a articuladora do programa no Território do Jacuípe, Maria José. Uma estrutura musical foi montada e artistas locais se apresentaram para comemorar a data.
“Este evento é mais um exemplo que pode ser visto e certificado por todos. Parabenizo o prefeito Nei pelo bom trabalho que vem prestando à saúde. Este governo enfrenta qualquer problema e segue o lema da campanha que é de atender as pessoas em primeiro lugar”, falou a dona de casa e professora aposentada Clarice Moreira.
 
Ao falar para o CN, a primeira dama Cristina Santos, disse que a data representativa do dia para mulher é um momento de reflexão sobre os valores e igualdades entre homens e mulheres. Cristina coordenou a distribuição de flores e brindes para as mulheres presentes. Cristina lembrou a presença importante da mulher na vida política do município.

Texto Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

 

Capela do Alto Alegre – “Ação Cidadã” marcou o Dia da Mulher Capela do Alto Alegre – “Ação Cidadã” marcou o Dia da Mulher Reviewed by Aelson fotos on 11:09 Rating: 5

Nenhum comentário